Município inicia Programa de Castração Municipal com prioridade para animais em situação de rua

0
5

A Administração Municipal, por meio do Departamento de Meio Ambiente, inicia na próxima segunda-feira, 24 de novembro, o Programa de Castração Municipal, uma importante ação voltada ao controle populacional de animais e à promoção do bem-estar animal.

Nesta fase inicial, o programa contará com o apoio de defensores da causa animal, que ficarão responsáveis pela guarda dos animais durante o período pós-operatório. A mobilização voluntária será essencial para garantir o cuidado adequado no processo de recuperação.

As três primeiras castrações serão realizadas como projeto-piloto, com o objetivo de ajustar os procedimentos em conjunto com as clínicas credenciadas e os voluntários, garantindo maior eficiência e segurança nas próximas etapas do programa. Nesta primeira fase, animais em situação de rua terão prioridade no atendimento.

O Departamento de Meio Ambiente reforça que voluntários interessados em oferecer lar temporário no período pós-operatório devem procurar o setor para realizar o cadastro e participar do agendamento das castrações.

A iniciativa reforça o compromisso do Município com políticas de proteção e cuidado animal, ampliando as ações preventivas e de controle reprodutivo no território urbano.

Além do programa municipal, Palmas foi contemplada para participar do Programa Castrapet, promovido pelo Instituto Água e Terra (IAT). As ações do Castrapet no município estão previstas para os dias 04 e 05 de maio de 2026, ampliando ainda mais a cobertura de castrações e os atendimentos à população animal.

Fonte: Prefeitura de Palmas