Ninguém manda e ninguém desobedece

0
24
O Tribunal de Contas da União está com audiência pronta sobre omissões do Ministério da Saúde no combate à pandemia. Quanto ao desenrolar da CPI da Saúde, o desfile de falsidades foi evidente: parece que ninguém é responsável por erros e omissões cometidos desde o início da pandemia. Ninguém assume que falhou quando o Ministério da Saúde, por exemplo, mandou cloroquina ao invés de oxigênio a Manaus, enquanto doentes morriam sufocados. Só precisa mentir quem não pode dizer a verdade. Mentir para negar o negacionismo e acobertar erros óbvios no combate à pandemia além de custar a vida de 450 mil brasileiros deixa claro a desastrosa condução pelo governo e não anula a responsabilidade de ninguém.
O Ministério da Economia permanece perdido desde que assumiu o governo. Paulo Guedes, de fato, é economista exclusivo de mercado financeiro e de investimentos; percebe-se que nada entende de macroeconomia e de política econômica. Fracassou desde o início quando assumiu o governo: solicitou-se o plano de governo cujo documento nunca apareceu, porque não fez. Para demonstrar sinais do fracasso econômico, vê-se o crescente e absurdo 14 milhões de desempregados, 6 milhões de desalentados, 14 milhões de subempregos e 47 milhões de brasileiros que estão passando fome.
Ao invés de passear de motocicleta, gastar dinheiro público e inaugurar obras de outras gestões, o governo deveria trabalhar para equilibrar as contas públicas, cujo déficit está altíssimo, propiciando condições para manter o dólar em nível exagerado e elevar a inflação. Além disso, a novidade da denúncia do orçamento paralelo, privilegiando deputados e senadores do Centrão, deixa claro o toma lá dá cá! Este governo está enterrando o país economicamente e a única preocupação parece ser a reeleição.
Se não bastasse devastação da Amazônia, incêndios no Pantanal e esvaziamento dos órgãos de proteção ambiental, o Ministro Ricardo Salles é apontado como participante de um esquema de exportação ilegal de madeira aos EUA e à Europa. As autoridades norte-americanas apreenderam três contêineres com madeira brasileira em um porto no estado da Geórgia ao perceberem documentos ilegais. O adido americano Bryan Landry comunicou as irregularidades à Polícia Federal brasileira. Esta mesma polícia está investigando Salles por corrupção na falsificação de contrabando da madeira ilegal. O Delegado da PF, Alexandre Saraiva, foi afastado recentemente, porque denunciou Salles em ações para causar obstáculos à investigação de crimes ambientais.
Como brasileiros, vivemos envergonhados pelo tratoraço que premiou o apoio do Centrão por mar de mentiras na CPI de Pazzuelo, Ernesto e Wajngarten, investigações a Salles, e falta de trabalho deste governo. O pior é saber que um em cada quatro brasileiros afirmam que a quantidade de comida na mesa à família é insuficiente! A fome tem aumentado. Será muito difícil às pessoas voltarem ao mercado formal, tornando o subemprego algo permanente, perpetuando pobreza e desigualdade. O sonho de que o Brasil poderia se tornar algo grande parece ter desaparecido.
É extremamente triste como brasileiros conscientes vermos uma multidão passeando de motos atrás de um presidente que não trabalha, que está alheio às 450 mil mortes, às 450 mil famílias enlutadas, a uma multidão de pacientes intubados, à fome, à miserabilidade do povo, e às circunstâncias difíceis de educação, saúde, desemprego. E atrás dele, milhares de homens, cegos pela irracionalidade, comportando-se como idólatras. Deus tenha piedade do Brasil!