NOVE NOMES ESTÃO NAS RODAS DE CONVERSAS SOBRE CONCORRER
A DEPUTADOS ESTADUAL E FEDERAL EM PALMAS PR

0
465

Há pouco mais de seis meses do processo eleitoral que vai balançar o país, com embates tradicionais a nível nacional e estadual os quadros políticos de Palmas continuam movimentando-se. Enquanto a nível nacional despontam os nomes do ex presidente Lula, seguido pelo presidente Bolsonaro, o ex Ministro e Juiz Sérgio Moro busca seu espaço, junto com o já conhecido Ciro Gomes. Enquanto isso no Paraná os ecos estão grandes. O governador Ratinho Junior busca reeleição, todos sabem. O ex governador Roberto Requião, agora no PT, busca na experiência mais um mandato. Nome novo no cenário está o do ex prefeito de Guarapuava. Tendo administrado o Município por oito anos, Cesar Silvestri presidia o Podemos Estadual e filiou-se no PSDB devido a divergências. Silvestri surge com a intenção de quebrar a polarização Ratinho x Requião. Outros nomes, de nanicos também estão no páreo.

Enquanto isso para concorrer à única vaga para o Senado, além do atual Senador Alvaro Dias, o deputado estadual Guto Silva cobiça o espaço. Mas não é o único. Também o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, está cogitado e até o nome do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara foi ventilado. Quem também tem sinalizado a intenção de disputar o Senado é Luiz Cláudio Romanelli, deputado estadual de 5º mandato. Além destes, o ex-governador Orlando Pessuti também está na disputa, a princípio. Já pela ala esquerda, o nome que pode vir do PT é o ex-deputado federal Florisvaldo Fier, mais conhecido como Dr Rosinha.

Já em Palmas já cogitou no mínimo nove nomes como pré candidatos a deputados. Como todos os eleitores palmenses esperam uma candidatura do petista Tertuliano de Andrade, se ele colocar seu nome, não será novidade. Mas logo após as eleições foram feitas as primeiras revelações de intenções. O ex vereador Izaias Mikilita colocou seu nome à disposição para concorrer a deputado federal, enquanto o pedagogo e jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro (João Pimenta) disse estar preparado para concorrer a qualquer instância (federal ou estadual). Além destes nomes, na época o ex candidato a vereador conhecido em Palmas como Paçoca teve seu nome ventilado na mídia. Também foi pautado na imprensa o nome do empresário Daniel Langaro. Embora Langaro não tenha feito nenhuma manifestação pública, após o advogado Ulisses Correa da Silva ter sinalizado a intenção de concorrer a deputado estadual pelo MDB, Daniel Langaro filiou-se no PL do presidente Bolsonaro, deixando a legenda que o acompanhou por duas candidaturas, as quais por pouco não o conduziram para o executivo palmense. O vereador Paulo Bannake também deu entrevista em 2021 demonstrando a intenção de concorrer a deputado estadual. Ainda, embora não haja nenhuma manifestação pública, há nos bastidores desconfianças de que o atual prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou deva candidatar-se a uma vaga ao legislativo estadual. Conversas entre políticos locais ainda trazem à tona a vontade do ex vereador Rafael Bosco candidatar-se à uma vaga para a ALEP.

Confirmados ou não, os debates da mídia e dos bastidores estão ventilando estes nomes e os próximos meses serão decisivos para que este tabuleiro se ajeite e que o eleitor faça o que for melhor para a região de Palmas.

Fonte: Jocemar Ferreira da Silva
para o jornal Destaque Regional