O cavalo tipo para Equoterapia

0
62

O cavalo é a razão de ser da Equoterapia, sua seleção é de capital importância sob os aspectos físicos e psicológicos. Um dos princípios mais importantes na prática da Equoterapia é a segurança física do praticante; esta preocupação deve ser constante e tudo passa por uma seleção e treinamento do cavalo, em especial, no que diz respeito:

  • Ao comportamento e atitudes habituais;
  • Às circunstâncias que possa modificá-los, por exemplo, uma bola, cores, tecidos esvoaçantes, gestos bruscos, ruídos estranhos, barulhos que venham a causar sustos;
  • Vestuários dos auxiliares guia e lateral, do terapeuta e as vestes do praticante;
  • A índole do cavalo e uma série de características físicas ou de conformação que determinam o tipo de cavalo pra a Equoterapia.
    O binômio cavalo-praticante de Equoterapia é um conjunto dinâmico de maneira que nenhum princípio pode ser definido com precisão, porque obedecem a um número incalculável de forças, efeitos de atitudes posturais e reações.
    Não existe uma raça específica para a Equoterapia, qualquer cavalo tem potencial para ser utilizado, dependendo das características a serem estudadas na seleção, treinamento e no desempenho que possa ter no programa equoterápico em que deverá ser utilizado, dando lugar ao estudo do CAVALO TIPO, que é o conjunto dos caracteres morfológicos do animal em relação à sua finalidade produtiva e de utilização, no caso, na Equoterapia.
    A seleção e o treinamento do cavalo tipo para equoterapia, requerem conhecimentos que deverão ser estudados, em detalhes na:
    HIPOLOGIA- “Estudo ou tratado sobre o cavalo”. Vai desde a saúde, doenças mais comuns, conformação, aprumos, andaduras, profilaxia, abrigo, alimentação, cuidados diários, etc;
    EZOOGNÓZIA- É o ramo da hipologia que trata do estudo da conformação e do aspecto do cavalo, tendo por fim o julgamento de suas aptidões e desempenho. Na escolha do cavalo, devemos ter em mente os conceitos zootécnicos de beleza, defeitos, vícios e taras, principalmente;
    HIPOMETRIA- É a parte da hipologia interessada em tomar certas medidas de diversas regiões do corpo do cavalo, de ângulos e raios ósseos, com vários objetivos entre os quais, a seleção do tipo de cavalo para a Equoterapia, para melhor aproveitamento como agente cinesioterapêutico;
    EQUITAÇÃO- diz respeito ao treinamento específico para o cavalo.
    ETIOLOGIA- “Estudo dos hábitos dos animais e/ou ciência que realiza o estudo comparado do comportamento das espécies vivas no seu ambiente natural, do ponto de vista biológico ou de sobrevivência”. A etiologia equina estuda o comportamento do cavalo baseada nos seus reflexos de memória genética e inteligência genérica, levando em consideração as causas e consequências físicas, psicológicas e fisiológicas.CONTINUA….