OUTUBRO ROSA! Alunos do 1° ano do Curso de Formação de Docentes Colégio Estadual Dom Carlos

0
17

Os alunos do 1º ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Dom Carlos, com a colaboração da pedagoga Janete Carbulin, confeccionaram o mural referente ao mês OUTUBRO ROSA.

Movimento OUTUBRO ROSA e sua importância – Outubro é um mês especial para as mulheres, é o mês de vestir a camiseta do movimento Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama, doença mais comum entre as mulheres do mundo todo.

Comemorado mundialmente, sendo pauta de empresas, entidades e da população, o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos.

O “rosa” do nome do movimento faz referência ao famoso laço cor-de-rosa lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, responsável por organizar a 1ª Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990, sendo a maior organização mundial de câncer de mama encarregada de realizar pesquisas sobre o assunto.

Sete anos depois, o Outubro Rosa já esbanjava força. Entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a fomentar ações voltadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Brasil, o primeiro sinal em apoio ao movimento foi a rápida iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado na capital do Estado de São Paulo. A iniciativa foi responsabilidade de um grupo de mulheres simpatizantes da luta contra o câncer de mama.

Hoje em dia, além de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc, de rosa, mutirões de mamografia também são realizados em diversas cidades do país, além da conscientização propagada em reportagens de TV, jornais, revistas e na Internet. (https://blog.shelook.com.br/conheca-a-origem-do-movimento-outubro-rosa-e-sua-importancia/)

A origem do OUTUBRO ROSA despertou nos alunos o interesse em saber mais sobre a origem do movimento e também lembrar as mulheres sobre a saúde preventiva.

Além de confeccionarem o mural do Colégio, agendaram reunião com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sra. Marly Hilário e se disponibilizaram a participar da caminhada que será realizada pela Rede. Solicitaram a presidente a doação de uma camiseta, uma viseira e uma máscara, sendo prontamente atendidos, explicando o objetivo da solicitação.
Os alunos do 1º ano do Curso de Formação de Docentes estarão passando nas salas de aula do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Dom Carlos para falar sobre o OUTUBRO ROSA. Na oportunidade entregarão um postit aos alunos e aqueles que desejarem, escreverão uma frase e depositarão na urna junto ao mural. Posteriormente, as frases serão analisadas e as mais significativas serão sorteadas. O(a) aluno(a) vencedor(a) ganhará o KIT que foi doado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A direção do Colégio Estadual Dom Carlos entende que ações como essa são significativas e levam os alunos a irem além da sala de aula e a partir daí a participação em atividades desenvolvidas por diversos segmentos os tornam ativos e efetivamente partícipes da sociedade que está em constante transformação.

Fonte: Colégio Estadual Dom Carlos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here