Comarca de Palmas inaugura novo Complexo Judiciário

0
42

Com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Renato Braga Bettega e várias autoridades da região, foi inaugurado nesta quinta-feira (29), na Comarca de Palmas, o Fórum Desembargador Cid Campêlo.

O desembarcador em seu discurso, rendeu um tributo a todos aqueles que durante os 122 anos de existência da Comarca de Palmas contribuíram para engrandecer a causa da justiça, foram mais de 150 juízes que já judicaram na cidade de Palmas.

A construção do novo Fórum foi custeada por recursos provenientes do Fundo de Reequipamento da Justiça (FUNREJUS), que tem como principal fonte o recolhimento de uma parcela dos pagamentos de serviços prestados por cartórios e serventias extrajudiciais.

O terreno foi doado pelo Município ao patrimônio do judiciário, o complexo judiciário fica localizado na Rua Capitão Paulo de Araújo. O novo Fórum tem uma área de 1.990 m² construídos, um investimento de aproximadamente 7 milhões de reais.

A nova estrutura moderna e funcional e as instalações adequadas atendem a todas as exigências relativas à organização e à divisão judiciárias previstas em lei e exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que tange às normas de acessibilidade.

O prédio possui área reservada para uma Vara Cível e uma Vara Criminal (com secretaria, assessoria, gabinete de juiz e sala de audiência independentes). Apresenta também estrutura para secretaria dos juizados especiais, com salas de audiência e conciliação e conselho da comunidade.

Há ainda os espaços reservados para gabinetes de promotores, sala de assessoria e sala de serviços auxiliares do MP e uma sala para a OAB.

O prédio do antigo fórum, que tem quase 50 anos foi cedido ao Munícipio, uma cessão de uso por 60 meses. O antigo edifício será reformado e no local será instalada a Secretaria de Educação.

Na ocasião várias autoridades se pronunciaram, entre elas, a Diretora do Fórum da Comarca de Palmas Juíza Tatiane Bueno Gomes que falou da alegria em poder proporcionar um atendimento com mais eficiência no novo estabelecimento. “Faz 4 anos que estou em Palmas, lutando para conseguir este edifício. Uma comarca centenária como a de Palmas merecia uma estrutura adequada” disse a Dra. Tatiane.

Na oportunidade o desembargador Luiz Fernando Tomassi Keppen, um dos defensores da nova construção, também agradeceu ao Prefeito de Palmas Dr. Kosmos pela homenagem a sua família, já que a rua ao lado do novo complexo foi nominada “Maria Almeri Tomasi Keppen” nome da mãe do desembargador.

Fonte: Tribunal de Justiça do Paraná

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here