Prefeito de CDS e primeira-dama participam do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres

0
6

Em Curitiba no início desta semana, o prefeito Bandiera e a primeira-dama e chefe de gabinete, Cristiana, participaram do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, no Palácio Iguaçu.
O evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, do vice-governador, Darci Piana, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, da secretária de estado da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, entre outras autoridades.
O programa tem foco na defesa e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população feminina. A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres percorrerá todas as regiões do Estado para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, o que deverá facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este público.
Segundo Cristiana, já existe no plano de governo da atual gestão municipal a criação da Sala Rosa, com o mesmo objetivo do programa estadual, porém com adaptações para o público feminino local. “Esse programa do governo do estado é muito importante e vem ao encontro daquilo que queremos implantar em Coronel Domingos Soares dentro da administração pública para atender as mulheres”, comentou a primeira-dama e chefe de gabinete domingosoarense.
Segundo o governador, trata-se de uma articulação conjunta do executivo estadual com as prefeituras para ampliar o alcance dos projetos e ações que visam a proteção, mas principalmente a garantia de mais autonomia para as mulheres. “Essa caravana vai percorrer o Paraná inteiro para ajudar os prefeitos a organizarem as suas estruturas municipais, sejam elas secretarias, diretorias ou departamentos e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado já desenvolve”, afirmou.
“É um grande pacto em defesa das mulheres, mas além da proteção, queremos possibilitar a independência financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espaço no campo profissional, político e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paraná também seja uma referência para o Brasil na atenção ao público feminino”, acrescentou Ratinho Junior.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi) e vai percorrer todas as regiões do Paraná para orientar os prefeitos e gestores municipais, conforme explica a secretária Leandre Dal Ponte. “Quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”, afirmou.
Ao todo, serão dez encontros realizados com o apoio da AMP e demais associações municipais regionais. Entre os assuntos em pauta nos encontros, está o papel da Semi no contexto do programa, a discussão sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estabelece como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Em todas as reuniões, os representantes da Semi também apresentarão modelos de governança de política para mulheres, fornecerão orientações para a criação dos órgãos gestores, em especial a instauração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formalização do Fundo Municipal da Mulher. Uma das vantagens da configuração do fundo municipal é a possibilidade de repasse direto de recursos do Estado para as prefeituras.

Assessoria PMCDS com informações da Agência Estadual de Notícias.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here