14.8 C
Palmas
sábado,8 agosto,2026
Início cidades Prefeitura de Cel. Domingos Soares declara situação de emergência no município devido...

Prefeitura de Cel. Domingos Soares declara situação de emergência no município devido às chuvas

0
23
  Foi publicado nesta terça-feira, 18, o Decreto nº 179/2022, que declara Situação de Emergência nas áreas do município afetadas pelas fortes chuvas (cerca de 220 milímetros em um curto espaço de tempo), o que ocasionou a alteração dos níveis dos rios, danificando pontes e estradas rurais, causando atoleiros, afetando diversas áreas e resultando em danos e prejuízos. O objetivo é fazer o cadastro na Defesa Civil para obtenção de recursos federais.

 Como constante no Formulário de Informações de Desastre (FIDE), estradas vicinais e pontes de tubos foram gravemente danificadas nas regiões das comunidades Pedregulho, Ponte do Iratim, Recanto da Natureza, Assentamento Guerra, Nova Iguaçu Chico André e Agudo, resultando num prejuízo estimado de aproximadamente R$ 2 milhões ao Município. Ainda conforme o FIDE, cerca de 540 pessoas foram diretamente atingidas pelas forças da natureza. A ponte de tubos de concreto recém feita no Assentamento Guerra foi totalmente destruída pela força da correnteza.

  Segundo Rodrigo Müller Gheno, da Defesa Civil Municipal, a Prefeitura cadastrará o decreto junto ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), buscando a obtenção de recursos para que os problemas possam ser solucionados e os prejuízos amenizados.

O prefeito Jandir Bandiera enfatizou os inúmeros trabalhos realizados recentemente pelo Departamento Municipal de Infraestrutura e Engenharia para melhoria das estradas vicinais e de pontes, com consertos, restaurações e construções. “Nós estávamos indo bem, e a maioria das estradas principais já estavam arrumadas. Colocamos as equipes do departamento, do consórcio e os terceirizados com diversas frentes de trabalho para atender várias localidades, mas infelizmente as chuvas dos últimos dias destruíram nossas estradas e algumas pontes, causando grandes prejuízos para o Município. Agora vamos buscar apoio dos governos e trabalhar de domingo a domingo para recuperar”, disse o gestor.

 O Decreto terá duração de 180 dias. De acordo com o Artigo 6º, “sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário de desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de vigência do documento.

Fonte: Comunicação CDS