Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Desembargadores participam do programa OAB NO AR

0
13

A convite do Conselheiro Estadual da OAB Paraná Dr. Eduardo Tobera Filho, o Presidente do TRE, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura e Desembargador Thiago Paiva ex ouvidor do TRE participarem do programa OAB no AR falando a respeito das eleições e o que a população deve esperar da justiça eleitoral no segundo turno.

“Bom dia a todos e a todas é um prazer enorme estar diante dos nossos ouvintes, acredito que a Justiça eleitoral é sem sombra de dúvida modelo para o demais países haja vista o seu trabalho celeridade entre outras virtudes. As eleições ocorreu de forma transparente, seguras e com certeza esperamos que o segundo turno não deva ser diferente. É claro que tivemos algum a demora em filas decorrente do número de cargos em disputa, também razão da biometria e volto a insistir que tal ocorreu por força da participação recorde de idosos no certame. Mas acredito que no segundo turno não teremos fila, tendo em vista que só temos um cargo disputa e teremos um resultado rápido e que a nação possa escolher aquele que estão bem irá nos representar, um bom dia e forte abraço.

Por que o senhor considera importante essa aproximação do tribunal com a sociedade?

Nós podemos efetivamente, como agentes transformadores, mudar e fazer um novo raciocínio sobre essas camadas so-ciais. Eu me pergunto por que há tantos anos, depois de tantas eleições no Brasil, nunca se pensou nelas. Tenho 32 anos de magistratura. Minha atividade jurisdicional foi longa, mas a atividade administrativa que este tribunal me confere é realmente prazerosa. Nunca senti tanta satisfação nesses seis meses à frente do tribunal como na justiça comum.
Aqueles que passaram por aqui e não agiram ou não tiveram interesse, perderam essa oportunidade. O magistrado necessita se dirigir à sociedade. Penso que perdemos essa empatia. Digo aos magistrados das comarcas de pequeno e médio porte, que quando precisarem dos cidadãos, que lhes conferem legitimidade, eles vão dizer: “não o conhecemos, quem é você?
Qual foi o seu papel perante a sociedade?
Nós nem sabemos quem é o juiz aqui.” No mundo virtual ninguém quer ficar numa cidade pequena, quer ficar no conforto da cidade grande, quando a obrigação é estar junto à sociedade. Quando vou a esses pequenos municípios, vejo a reação dos jovens. Eu me expus no TikTok e agora eles querem conhecer o juiz que está dando atenção a eles. Sempre digo aos magistrados de primeiro grau que eles ainda têm chance de mudar essa história e mostrar quem é o juiz da co-marca. Às vezes sou apedrejado por isso, porque se pensa que o magistrado faz parte de um poder formal, conservador.
Mas podemos sair da comodidade do gabinete e ir em direção à sociedade.Todos ganharemos”. (Presidente do TRE, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura).

“Bom dia todos advogados e advogadas de Palmas e região também um bom dia especial ao Dr. Eduardo Tobera conselheiro da OAB estadual que muito bem representa toda região do Conselho pleno da OAB. No dia 2 de outubro nos tivemos mais uma eleição geral que digo que foi realizada com muito sucesso pelo TER do Paraná que exerceu a plenitude da suas quatro grandes competências, que é a função administrativa, função judicial, regulamentar e também a função consultiva. Foram mais de 4700 locais de votação tudo sem nenhuma grande incidência e o que houve está sendo devidamente apurado, nos casos de boca de urna por exemplo e etc. A preparação pro segundo tempo já começou todos esses locais de votação já estão sendo preparados as 25.800 urnas também já estão todas organizadas para ser enviadas ao local de votação no dia 30 de outubro que será no próximo domingo.

Neste ano o tribunal realizou dois projetos muito interessantes, primeiro foi o projeto cidadania plena, que incentivou o voto maduro, o voto das pessoas idosas, mais de um 1000 pessoas se inscreveram para votar dentro desse projeto nas próprias casas de longa permanência. Nesses locais mais de 80% dos eleitores compareceram pra voltar isso de fato um grande recorde é um percentual muito maior do que uma eleição comum e levou cidadania aos idosos em casa de longa permanência que não poderiam deixar esses locais facilmente pra exercer o seu direito ao voto. Também houve incentivo muito grande o voto do jovens mais de 100.000 novos jovens compareceram as eleições deste ano por que fizeram título pela primeira vez, isso de fato também aumenta o alcance da cidadania desses eleitores. Uma dúvida muito comum é quem não regularizou o seu título que não pode votar nessas eleições porque não regularizou título até o dia 4 de maio vai poder fazer agora a partir do dia 8 de novembro inclusive que a data que o calendário eleitoral voltará a abrir.

Então fica aqui a minha mensagem, dizer que a Justiça Eleitoral fez o melhor nessas eleições por isso que foi uma eleição tranquila e com muito sucesso e nós esperamos que no segundo turno isso repita e até melhor, já que com menos candidatos em votação e as pessoas já sabendo como é que funciona o sistema biométrico e a votação seja muito mais rápida do que foi o primeiro turno, um grande abraço e um bom domingo a todos.”(Desembargador Thiago Paiva ex ouvidor do TRE).

Para o Conselheiro Estadual Dr. Tobera a presença do Presidente do TRE no programa OAB no AR e demais autoridades demostra o total respeito da justiça eleitoral com a OAB e com toda a sociedade de Palmas, momento em que certamente podemos esperar uma justiça transparente, segura e firme nessas eleições.

Fonte: Assessoria