Programa Família Acolhedora será lançado em Cel. Domingos Soares

0
4

Na próxima sexta-feira, dia 03, às 13h30, no salão de eventos da APAE, será realizada a cerimônia de lançamento do programa Família Acolhedora em Coronel Domingos Soares.

Segundo o Departamento Municipal de Ação Social, o programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. “Integrar essas crianças e esses adolescentes num ambiente familiar dá a possibilidade de continuidade na convivência de uma família, num ambiente sadio”, comenta a diretora, Angélica Graeff Catapan.

Contudo, o acolhimento é temporário. Receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.

Para o cadastro de famílias ou indivíduos no Programa Família Acolhedora são verificados os seguintes critérios: 1. Disponibilidade afetiva; 2. Ter idade entre 25 e 55 anos 3. Estar em boas condições de saúde física e mental 4. Não possuir antecedentes criminais 5. Possuir situação financeira estável 6. Possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

A documentação mínima a ser exigida para se inscrever no Programa Família Acolhedora constitui em documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência, comprovante de rendimentos, certidão negativa de antecedentes criminais, atestado de saúde física e mental.

Para mais informações basta procurar ou telefonar para o CRAS (3254-1069) ou para o Departamento de Ação Social (3254-1059).
Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here