Projeto incentiva alunos da Escola Municipal São Cristóvão a plantarem flores

0
109

Atividade, promovida pela Prefeitura de Pato Branco, foi realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro São Cristóvão, na quinta-feira (27)
Os alunos do 4º e 5º ano, da Escola Municipal São Cristovão, engajados em preservar o meio ambiente, realizaram plantio de flores, na manhã de quinta-feira (27), em canteiros da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São Cristóvão. A atividade, que fez parte do projeto de conscientização, foi promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O projeto teve início dia 3 de junho e seguiu com uma série de atividades por todo o mês, onde os alunos receberam orientações e palestras sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, confeccionaram placas com frases de conscientização e realizaram o plantio de flores.
A gerente da UBS, Luciane Bergamin, contou que o projeto foi pensado com o objetivo de alertar a comunidade para preservar o meio ambiente. “O descarte incorreto do lixo causa problemas à saúde, por isso, resolvemos trazer essa reflexão para as crianças, promovendo ações de conscientização e plantio de flores,” explicou Luciane.
Segundo ela, a intenção é dar sequência ao projeto após as férias escolares, onde novas turmas poderão auxiliar na preservação ambiental e plantio de plantas. “É uma ação que começou após uma reunião e que acreditamos fazer a diferença na sociedade. Queremos que nossas crianças sejam protetoras do meio ambiente e, quem sabe, levar essa ideia a outras escolas e Unidades de Saúde”, enfatizou Luciane.
Para a professora da Escola Municipal São Cristóvão, Marines Bozin, a falta de conscientização com o meio ambiente traz sérios prejuízos e, iniciativas como essa, colaboram para a mudança de consciência. “Além dos alunos levarem a informação para casa, a própria comunidade vê essas crianças fazendo a atividade e passam a se inspirar. São pequenos atos que, aos poucos, fazem a diferença e mudam o nosso meio”, ressaltou.
Camile Vitória Batista e Wesley Pietro Antunes, ambos com 11 anos e alunos do 5º ano, contaram que após as palestras e atividades resolveram mudar alguns hábitos para deixar o meio ambiente mais bonito. “A natureza está poluída, mas, juntos, a gente pode ajudar a fazer do mundo um lugar melhor”, destacou Camile.
Wesley reiterou que levou o conhecimento para seus pais, que também se comprometeram a cuidar do meio ambiente. “É uma pequena ação, mas que já está fazendo a diferença”, analisou.

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco