Respingos de Leite Moça

0
22

Bolsonaro rebateu críticas sobre gastos de 15 milhões com leite condensado no Poder Executivo com ofensas à mídia. Fez xingamentos à imprensa durante almoço em uma churrascaria de Brasília. Quando eu vejo a imprensa me atacar, dizendo que eu comprei 2,5 milhões de latas de leite condensado, disse Bolsonaro, Vá pra puta que o pariu! completou, sendo aplaudido pelos presentes. É pra enfiar no rabo de vocês aí da imprensa. Depois, ouviram-se gritos: Mito! Mito! Mito!

É lógico que atitudes do Bolsonaro não assustam mais, mesmo não sendo recomendado como postura de presidente da República, mas a clientela o aplaudindo e gritando mito, mito, mito! é impressionante. Está claro que essas pessoas que gritaram histérica e freneticamente passaram a impressão de que são incapazes de se servirem do próprio entendimento sem direção alheia. Segundo Immanuel Kant, filósofo, são poucos os que conseguem, através do exercício individual, serem livres pensadores e tornarem-se donos das suas ideias.

Tais pessoas vivem em estado de letargia, comodidade, sem necessidade de pensar, mas de obedecer a tudo que os outros por elas já elaboraram. É horroroso saber que há milhões de pessoas orgulhosas por não pensarem e agirem segundo suas próprias decisões porque têm medo e se deixam levar por um “mito”.

Dentro dos princípios da ética e das virtudes de Aristóteles e Sócrates, o caráter é revelado por ações; dizem que é necessário buscar o conhecimento e que ninguém erra voluntariamente. O homem é o próprio culpado pela incapacidade de compreender fatos. Parece inércia e covardia à maioria que se recusa a sair da condição de gado de rebanho, tornando-se doces criaturas e não dão nenhum passo sem o andador do mito.

Trata-se da multidão destituída de pensamento que não usa mais a razão e sim a obediência cega: “não pense, mas obedeça!” – não é permitido raciocinar e se deve obedecer. Veem-se essas atitudes como crime à natureza humana que reside exatamente no progresso do homem e, consequentemente, de seus descendentes. Quando se servirão do próprio entendimento sem direção alheia?

Não se percebeu antes que milhões de pessoas têm atitudes egoístas, individualistas, racistas e misóginas: o povo não quer pensar; simplesmente seguir alguém que prejudica seus semelhantes. Enfim, assistindo-os a aplaudir quem prejudica a nação brasileira, quem é o errado, o ‘líder’ ou seus seguidores?