Sintonia do Corpo Seleciona 13 coreografias para Festival em Florianópolis

0
17

A escola de dança palmense que neste ano de 2022 completa 10 anos, vem acumulando grandes conquistas na sua área de atuação. Com certeza você em algum momento desses 10 anos já deve ter acompanhado e se encantado com alguma apresentação de dança.

Apresentações

Todos os anos a escola faz um encerramento tradicional com um espetáculo de Dança com toda sua equipe de alunos/bailarinos, envolvendo o público em uma história fascinante contada através de dança, teatro e efeitos visuais que transportam o espectador para um ambiente de magia e encantamento. Mesmo no ano em de 2020 a escola promoveu seu espetáculo em formato on-line via youtube, e no retorno as atividades presenciais promoveu no ano de 2021 a interpretação da história do curta metragem da palmense Helena Hilário “Umbrella”, que esteve listado para concorrer ao Oscar da categoria, o qual arrancou lágrimas e sorrisos da plateia.

Mostra e competições

A escola acumula prêmios e conquistas ao longo desses 10 anos, já estiveram em 2017 e 2018 nos palcos abertos do Festival Internacional de Joinville, o maior festival de dança do Brasil, 2018, 2019 e 2020 foram selecionados para a final da Mostra de incentivo de dança Paranaense se apresentando no Teatro Guaíra, em 2018 ganharam como melhor grupo e melhor coreografia do 1º Festival Palmas em Dança, em 2019 foram selecionados para o Palco comentado do Festival de Florianópolis o mesmo que esse ano de 2022 conseguiram classificar 13 coreografias, todas as enviadas entre elas uma no palco competitivo, diga-se a maior conquista nesse gênero da escola.

Festival de Florianópolis Prêmio Desterro

O Prêmio Desterro – 11º Festival de Dança de Florianópolis será realizado nos dias 25 a 30 de janeiro de 2022, recebendo centenas de grupos de todo o Brasil e da América do Sul todos os anos, para concorrer a diversos prêmios em dinheiro, bolsas e vivências em Cias e congressos de alta relevância artística e notoriedade internacional. Mais do que competição, o respeito ao artista é um dos pilares da existência do Festival.

O Festival possui uma estrutura de inscrição dividida entre Palcos Abertos comentado, onde as escolas encaminham seus vídeos dança para a seleção, sendo escolhidas para se apresentar em um espaço de acesso gratuito ao público, sem competição, e recebem a avaliação de jurados que participam da competitiva, a qual o Studio Sintonia do Corpo selecionou este ano 12 coreografias para se apresentar 11 da professora e coreógrafa Verônica Rigon Rocha, e uma da professora e coreógrafa Kamile de Oliveira Ribeiro, sendo seu primeiro trabalho criado para competição “me emocionei quando soube que havia sido selecionada com o grupo da minha primeira composição coreográfica, uma alegria de ver o resultado de nosso trabalho sendo apresentado nos palcos de um dos festivais mais importantes do Sul do Brasil” disse Kamile ao Jornal.

Neste mesmo evento acontece em paralelo o Festival Competitivo distribuídos em seis noites contanto com diversas modalidades de dança, também selecionados por meio de inscrição de vídeo dança, e neste ano pela primeira vez a escola conseguiu classificar uma coreografia para o festival competitivo na modalidade de Jazz Junior Conjunto da professora Verônica. “Foi uma grande alegria quando acessamos a plataforma de classificados e vimos nosso nome entre eles. Estaremos no meio de gigantes da dança, entre escolas de Renome nacional de todo o Brasil. Será nossa primeira experiencia em um festival competitivo desse porte, e com certeza iremos aprender muito. Nossas alunas estão sendo preparadas com treinos diários distribuídos em aulas de ballet, ginástica, preparação física, Jazz e ensaio da coreografia, o desafio é grande, mas levaremos o que temos de melhor!” comenta a coreógrafa Verônica.

Além da preparação dos bailarinos a escola se prepara com profissionais especializados em iluminação cênica de dança, expressão artística pelo preparador de elenco Luiz Henrique Guntzel entre outros profissionais da área para auxiliar na técnica da dança dos alunos.

A escola embarcará para as apresentações em Florianópolis dia 27 de janeiro, com uma equipe de mais de 40 pessoas entre bailarinos, professores, pais e familiares. “Em relação ao aumento de casos de Covid, estamos aguardando as orientações da organização do Festival, mas os mesmos já preparam o evento pensando em distanciamento, redução de público e cuidados preventivos a prevenção a contaminação do Covid-19” explica Verônica.

Serão vários dias de viagem o que eleva os custos dessa forma os alunos tem buscado apoio da comunidade palmense e dos órgãos públicos municipais para que todos possam concluir está importante apresentação, que levará a nossa cultura e nome da nossa cidade de Palmas.

Modalidades disponíveis

O Sintonia do Corpo Studio de Dança atualmente se encontra anexo ao espaço UP Sports e Fit System academia, composta por uma equipe de nove profissionais, entre professores, auxiliares, equipe administrativa, técnica e artística, oferecendo 19 turmas de dança: Ballet baby fraldinha, Ballet Baby, Ballet Infantil, Ballet Básico, Ballet Pré Ponta, Ballet Pontas I e II, ginástica rítmica turmas I, II, III e IV, Jazz Dance, Jazz Lyrical, Preparação física para bailarinos, Ritmos e Dança do Ventre.

Para o ano de 2022 conta com as turmas novas de Pop Dance (atuando em estilos de danças urbanas e k-pop), Dança do Ventre infantil e dança terapia (com abordagem terapêutica dentro da dança).

A escola já iniciou suas atividades na última segunda-feira dia 10 de janeiro, mas as matrículas continuam abertas para que você possa garantir sua vaga e fazer uma história de sucesso em 2022, interessados podem entrar via watts 46 9 9923 9910.

Fonte: Verônica Rigon Rocha

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here