20.1 C
Palmas
quinta-feira,3 setembro,2026
Início cidades Três nomes de Palmas entram na urna e colocam a representatividade local...

Três nomes de Palmas entram na urna e colocam a representatividade local à prova

0
4

Um candidato disputa vaga na Câmara Federal e dois buscam uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Palmas chega à eleição de 2026 diante de uma situação que há muito alimenta as conversas políticas da cidade: a possibilidade de voltar a ter voz própria nos parlamentos. Desta vez, três nomes ligados ao município estarão nas urnas, dois mirando Curitiba e um, Brasília.

Na disputa para deputado estadual, aparecem Daniel Andraschko, do Podemos, e Dr. Kosmos Nicolaou, do MDB. Daniel é advogado, pertence a uma família tradicional da política palmense e entra na corrida defendendo maior presença do município nas decisões do Governo do Paraná.

Kosmos, médico e ex-prefeito por dois mandatos, retorna às urnas agora buscando uma cadeira na Assembleia Legislativa. Leva para a campanha a experiência de oito anos à frente da Prefeitura e aposta no trabalho realizado no Executivo como principal cartão de apresentação ao eleitor.

A terceira candidatura tem destino diferente. Rodrigo João Pimenta, também do Podemos, concorre a deputado federal e é o único nome de Palmas na disputa por uma cadeira em Brasília. Pedagogo, comunicador e ex-diretor municipal de Cultura, Pimenta chega à eleição depois de ter sido o candidato a vereador mais votado da cidade em 2024, com 1.479 votos.

Mais do que três candidaturas, a eleição coloca uma velha questão novamente diante do eleitor palmense: Palmas continuará apenas entregando votos a candidatos de fora ou conseguirá transformar votos da cidade em representação política própria?

Em outubro, essa resposta estará na urna.