Vereadora Silvana Ribas (MDB), tomou iniciativas para fortalecer, a rede de defesa da mulher palmense!

0
49

Professora Vereadora Silvana Ribas (MDB), comenta sobre os dados estatísticos alarmantes, publicados pelas Polícias Civil e Militar de Palmas. Índices apontados são de ocorrências criminais de violência doméstica, com o perfil e faixa etária das vitimas de violência contra Mulheres.
Professora Vereadora Silvana Ribas(MDB)
“ hoje faço parte da Procuradoria da Mulher do Legislativo Municipal, instituindo ações de combate ao feminicidio. A primeira iniciativa foi aprovar a Lei de combate ao assassinato de mulheres, fizemos o lançamento do Outubro Rosa no Legislativo Municipal, com palestras que abordarão assuntos como a Lei Maria da Penha e a questão da prevenção do câncer de mama, temáticas conduzidas por profissionais da saúde e da área do Direito. Na sequencia, instituimos nas escolas o projeto ” Outubro da Penha Rosa” tivemos parcerias importantes nesse projeto, sendo elas: A Saúde Pública Municipal, a Comissão da Mulher Advogada da OAB, e também as Escolas. Iniciamos prontualmente com o Colégio Sebastião Paraná e a Escola Quilombola Maria Joana Ferreira que fica aqui registrado através das páginas do Jornal Destaque Regional os nossos sinceros agradecimentos.Também quero destacar aqui que fizemos uma reunião na câmara de vereadores onde convidamos a Policia Civil, Policia Militar, a Comissão da Mulher Advogada -OAB, Saúde Pública, CRAS e a Ação Social no qual fizemos o encaminhamento para que a sociedade local tenha conhecimento dos indices alarmantes de violência doméstica, tendo como exemplo as ocorrências criminais, cujas as vitimas são as mulheres, comentamos também da possibilidade de um aplicativo via 190 da policia militar (Botão do Pânico para violência doméstica). Mostramos os dados alarmantes e não podemos fechar os olhos para a violência contra nós mulheres, e um dos indices nos quais mais ocorrem atos violentos contra mulher é dentro de sua própria residência, existe alguns casos em lugares públicos.
Indices:
Citamos como exemplo de Janeiro a Dezembro de 2019 foram 164 atos violentos em que as mulheres foram agredidas sem legitima defesa, então não podemos fechar os olhos e ficar calada. Quero apresentar também a faixa etária que começa essa violência, lembrando que na maioria desses agressores são os seus parceiros, maridos, ex-maridos, namorados e companheiros. No ano de 2018 e na idade de 18 a 24 anos foram 40 mulheres, já em 2019 foram 52 casos. Evidencia-se nos gráficos, que nos assusta, é que os indices vem aumentando, pois os dados em 2018, entre 25 a 29 anos foram 26 casos e em 2019, em janeiro a setembro foram 34, e entre os 35 a 45 anos temos o maior indice de violência. Muitas vezes as mulheres já estão com idades maduras no relacionamento e geralmente elas ficam mais inseguras em sair dessa relação abusiva, no qual causa dor e sofrimento para elas. Tomei a iniciativa como, Procuradora da Mulher do Município de Palmas, e tomei providências iniciando com uma reunião convidando as entidades representativas de defesa da mulher. Em conjunto planejamos e elaboramos o projeto do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que estava desativado em Palmas, e através desse conjunto incluimos também nessa nova lei cadeiras para mulher indigena, mulher quilombola e para mulher agricultora. Encaminhamos ao executivo a solicitação e o projeto foi entregue em mãos para a criação do Fundo Municipal da Mulher. Esse fundo que vai custear a Casa Acolhedora da Mulher que faz parte do mesmo projeto, que vai culminar no final com todas as forças politicas voltadas para a defesa da vida e da dignidade da mulher, que é a criação da Delegacia da Mulher em Palmas. Quero lembrar a todos (as), que a mulher tem que ser o que ela quiser ser! Ela pode ser vereadora, ela pode ser professora, ela pode ser presidenta, pode ser médica, dentista, advogada, mãe, esposa. Ela pode tomar conta de si mesma. Enquanto procuradora da mulher e vereadora pelo município de Palmas, digo a vocês que estamos trabalhando por melhores condições para nossa população, e que a sociedade em geral pode contar com a vereadora Silvana que estarei a disposição da população palmense”. Finaliza a professora e Vereadora Silvana.

Fonte: Jornal Destaque Regional com informações da Professora Vereadora Silvana Ribas