Vitor Silva é destaque na 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre
A 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre foi realizada neste sábado e domingo (28 e 29/09). Todas as provas do evento atraíram cerca de 18,5 mil corredores para a Capital Gaúcha ao longo do final de semana, incluindo Maratona, Meia Maratona e rústicas de 5 e 10 quilômetros.
O palmense Vitor Silva participou da Meia Maratona que aconteceu no sábado as 7 h e com o tempo de 01: 07:30 conquistou a 4º colocação geral da prova, batendo seu RP, um feito espetacular em uma das maiores Meia Maratona Nacional.
Parabenizamos ao atleta pela garra, força e determinação.
Vitor agradece sempre pelo apoio incondicional de sua família, seus apoiadores e patrocinadores.
Pré moldados e Concretaria Pé Vermelho
Supermercado Foscarini
Grupo GPQ
Destaque Regional
Academia Fit System
Dayane Tesserolli Nutricionista
Espaço Day by Day- Produtos Naturais
Equipe Pedal dos Ventos
Juliano Velho
Conrad Auffinger
Clayton Nesi
Francello Carraro
Ricardo Pedroso
Macau Ribeiro
Acessoria de corrida C A runners / Treinador Cleyton Aguiar
Amistosos entre equipes da ABP e Porto União movimentam o final de semana
No último sábado, 28 de setembro, ABP promoveu dois jogos amistosos,
contra cidade de Porto União, nas categorias feminino sub 13 e sub 15.
Os jogos proporcionaram disputas acirradas entre as equipes, na categoria sub 15 a equipe Palmense acabou sendo superada pelas adversárias pelo placas de 43 x 31, já no sub 13, um confronto emocionante que foi definido nos minutos finais, onde a equipe Palmense empatou o jogo e terminou 10 x 10 (uma situação específica em que o placar terminou empatado, em comum acordo entre os dirigentes das equipes).
As equipes são comandadas pelas professoras Silvana e Raphaele, equipes estas que pudemos perceber uma evolução significativa, comparando com os últimos amistosos que participaram, e com certeza virão muito fortes para o próximo ano!
Agradecemos aos nossos patrocinadores e apoiadores: Sudati, Qualy Vida Segurança do Trabalho, FiberWi, Corppus Academia, Posto Horizonte, Camila Scopel, Aline Shimosaka Fisioterapeuta, Santiago Contadores Associados, Shiva, Pura Saúde Cereais, MR Pneus, Fazenda Capão dos Tropeiros, Luchese Odontologia, Bem Sorrir e ao apoio da Prefeitura Municipal, Jornal Destaque Regional e Rádio.
Setembro Amarelo: Foco na Valorização da Vida!!!
No mês de Setembro na Sudati trabalhamos o Setembro Amarelo, com o foco na valorização da vida, tivemos a honra de finalizar o mês com um enriquecedor café treinamento. Este evento se destacou não apenas pela relevância do assunto, mas também a troca de conhecimentos e experiências que nos fez refletir sobre a importância vital de cuidarmos da nossa saúde mental.
A enfermeira Larissa Byanca, profissional dedicada que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), trouxe insights poderosos durante sua palestra. Com uma abordagem sensível e impactante, Larissa nos lembrou que cada um de nós tem um papel crucial na promoção do bem-estar coletivo. Ela enfatizou a necessidade de uma rede de apoio, onde possamos cuidar uns dos outros e reconhecer que a vulnerabilidade é uma parte natural da experiência humana.
É fundamental lembrar que, mesmo nos dias mais nublados, sempre há um arco-íris esperando para aparecer. Em momentos de dificuldade, a solidariedade pode ser a luz que precisamos para atravessar a escuridão. Afinal, não existe tristeza que não possa ser compartilhada e transformada em aprendizado e crescimento pessoal.
Vamos juntos valorizar a vida e espalhar a mensagem de que é sempre possível buscar ajuda. Cada passo dado em direção ao autocuidado e à empatia é um passo em direção a um futuro mais iluminado e esperançoso.
Convidamos a comunidade a se unir a nós nessa missão de espalhar amor, compreensão e apoio, porque juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença o ano todo!!!!
Mudança na cobrança de ICMS no Paraná pode reduzir preço dos medicamentos
O Paraná vai alterar a forma de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos, adotando um sistema mais preciso e justo, o que pode resultar em preços menores para o consumidor.
O Decreto 7.396/2024, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, estabelece o uso do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) como base para o ICMS devido por substituição tributária (ICMS-ST). Essa alteração entra em vigor em 1º de outubro e substitui o cálculo anterior, que utilizava o Preço Máximo ao Consumidor (PMC), proposto pelos fabricantes, proporcionando maior flexibilidade na composição dos preços.
Celso Bernardino Rodrigues, chefe do Setor de Eletrônicos, Fármacos, Cosméticos e Químicos (SEFAC) da Receita Estadual, destaca que o novo modelo reflete com maior precisão os preços praticados no mercado, evitando que medicamentos fiquem artificialmente caros.
O PMPF é calculado com base nos valores de venda ao consumidor, utilizando dados como a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD). Outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, já utilizam essa metodologia.
Vale ressaltar que a mudança não afeta medicamentos do Programa Farmácia Popular, que seguem sendo calculados com base no valor divulgado pelo Ministério da Saúde, nem os medicamentos isentos de ICMS, como aqueles usados no tratamento de câncer.
Fonte: AEN
CANAL 4MEIA
Que tal realizar seu sonho de abrir seu espaço de saúde e/ou estética evitando incômodos?
Desde 2011, temos algumas exigências documentais para ter um espaço de saúde e/ou estética, para obtenção ou manutenção do Alvará Sanitário. Seguimos a RESOLUÇÃO-RDC Nº 63, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2011 – Que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. Tal resolução, tem no Art. 2º, seu objetivo, que traz o seguinte: “Este Regulamento Técnico possui o objetivo de estabelecer requisitos de Boas Práticas para funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e gestão, e na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente”. Traz também em seu Art. 9º, “O serviço de saúde deve possuir regimento interno ou documento equivalente, atualizado, contemplando a definição e a descrição de todas as suas atividades técnicas, administrativas e assistenciais, responsabilidades e competências”. Essas documentações nos respaldam tecnicamente em nossos procedimentos, e assim, conseguimos apresentar mais autoridade perante nossos clientes, os quais tem a garantia de ter seus procedimentos realizados com segurança e responsabilidade. Também mostram que somos profissionais qualificados, que presam pelo bom atendimento e respeito aos clientes.
Entre essas documentações podemos citar: Manual de Boas Práticas, Procedimento Operacional Padrão (POP), Gerenciamento de Tecnologias, Gerenciamento de Resíduos, Projeto Arquitetônico, Treinamento de Equipe… Essas documentações são obrigatórias dentro de um espaço de saúde e estética, sendo que a falta dos mesmos torna o espaço passível de sanção de multa, suspensão de Alvará Sanitário, entre outros, conforme descrito na Lei 6.437 de 20 de Agosto de 1977, que rege das infrações sanitárias.
Hoje temos uma equipe responsável pela elaboração e implantação de toda essa documentação, com vasta experiência na área. Contamos com uma Enfermeira e Fisioterapeuta Dermatofuncional, uma Advogada e um Engenheiro Civil. Além dessa documentação, também fornecemos de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada profissional: Ficha de Avaliação, Termos de Consentimento Livre e Esclarecido, Termos de Uso de Imagem, Contrato de Prestação de Serviço e outras documentações pertinentes, necessárias.
Qual seria sua dúvida em relação aos documentos e a nossa equipe?
Entre em contato através do WhatsApp (46) 98800-5259. Instagram @jaquelinereis.fisio.
Rincón Latino
Organización de las Naciones Unidas
Nada más que un león sin dientes
La Asamblea General, con 193 miembros, celebra su 79º aniversario con pesimismo y frustración; Ucrania, Gaza y Líbano representan un momento crítico para la seguridad global. Destaca la debilidad de la organización, que tenía como principal función, mantener la paz y evitar conflictos entre sus miembros.
La ONU, creada en 1945 para promover la paz y la cooperación entre las naciones, no ha revelado ninguna perspectiva real de “paz en la Tierra”.
Una razón la dio un escritor del periódico canadiense The Toronto Star, quien declaró: “La ONU es un león desdentado que ruge cuando se enfrenta al salvajismo humano, pero tiene que esperar a que sus miembros le pongan sus dentaduras postizas para que pueda morder”. Con demasiada frecuencia, esta mordida ha sido demasiado débil y demasiado tarde.
Javier Milei, un “presidente mesiánico”, denuncia la “agenda ideológica” de la ONU – El presidente argentino acusó al Consejo de Seguridad de haberse “desnaturalizado porque el veto de sus integrantes permanentes se empezó a utilizar en defensa de los intereses particulares de algunos”. El presidente argentino, Javier Milei, acusó al organismo de estar gobernado por “burócratas internacionales”, en un filoso discurso ante la Asamblea General en Nueva York.
Y añadió: “En esta misma casa que dice defender los derechos humanos, han permitido el ingreso al Consejo de Derechos Humanos a dictaduras sangrientas como la de Cuba y Venezuela sin el más mínimo reproche”, acusó, apuntando sus dardos también contra lo que considera una hipocresía del organismo con relación al derecho de las mujeres y el apoyo a Israel.
Fuente: gestion.pe
E-mail: wanderley@ampernet.com.br
Wanderlei MIguel Vaz
46 9 9907 5211 – 9 8400 8993
Inscrições para o Processo Seletivo do Campus Palmas começam nesta quinta-feira (03/10)
A partir desta quinta-feira, 3 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2025. Com o slogan “É Federal, é de graça, é a sua cara”, a campanha reforça que o Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública e gratuita, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por isso, não há cobrança de mensalidades em nenhum dos campi.
Nesta edição, há uma novidade para quem deseja ingressar em cursos de graduação: será necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das últimas dez edições (de 2014 a 2024). A classificação será feita com base na média das notas das provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação. O cálculo será feito automaticamente no Portal do Candidato, a partir das notas fornecidas pelo inscrito. As inscrições para os cursos superiores estarão abertas até 17 de janeiro de 2025. Não haverá cobrança de taxa para cursos de licenciatura; para bacharelados, a taxa será de R$50,00. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa.
Para o ensino médio técnico, a classificação será baseada nas médias das notas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, conforme o histórico escolar. As inscrições podem ser feitas até 1º de novembro, com taxa de R$30,00. Assim como nos cursos superiores, candidatos inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.
As inscrições devem ser feitas pelo site: https://portaldocandidato.ifpr.edu.br/.
Os editais completos do Processo Seletivo 2025 estão disponíveis no site: https://ifpr.edu.br/estude-conosco/processo-seletivo-2025/.
Sobre o Campus Palmas
O IFPR Campus Palmas oferece 13 cursos de graduação: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Letras: Português e Inglês, Química (Licenciatura e Bacharelado), Biologia, Sistemas de Informação, Enfermagem, Pedagogia, Farmácia, Direito e Ciências Contábeis. Além disso, conta com três cursos técnicos integrados ao ensino médio: Alimentos, Serviços Jurídicos e Informática para Internet.
Atualmente, o campus possui cerca de 2.500 alunos matriculados nos cursos de graduação e ensino médio, que participam de diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O campus também conta com 40 laboratórios, voltados a atividades práticas e reflexões acadêmicas e científicas.
COBRANÇA DE IPTU SOBRE METRAGEM ERRADA: O QUE FAZER?
A cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma realidade para quem possui um imóvel. Mas o que fazer quando o valor do imposto é calculado de maneira incorreta, com base em uma metragem maior do que a que consta na matrícula do seu imóvel? Esse problema pode resultar em cobranças indevidas e prejuízo financeiro, mas existem formas de resolver essa situação com a ajuda de um advogado especializado.
Se você perceber que a metragem usada para calcular o IPTU está incorreta, o primeiro passo é verificar a matrícula do imóvel. A matrícula é o documento oficial que detalha todas as informações do imóvel, inclusive a sua metragem exata. Caso a metragem na matrícula seja menor do que a utilizada para o cálculo do imposto, você pode estar sendo cobrado a mais.
Como resolver isso? A solução mais eficiente é procurar um advogado especializado para entrar com uma solicitação de revisão da cobrança junto à Prefeitura. Além disso, o advogado poderá pedir a devolução dos valores pagos a mais, caso essa diferença seja comprovada.
Muitas pessoas não sabem que têm esse direito ou não sabem como agir diante de uma cobrança errada. Um advogado com experiência nesse tipo de situação pode orientar e tomar todas as providências para garantir que você não pague mais do que deve.
Dúvidas sobre a reportagem podem ser sanadas no e-mail: adv.fabianabozz@gmail.com
ADVOGADA FABIANA BOZZ
OAB/PR 101.418
Especializada em Regularização de Imóveis.