Caratecas domingosoarenses participam de exame de faixa

0
40

Quinze crianças participantes das aulas de Caratê disponibilizadas desde o ano passado pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Fênix de Caratê, de Palmas, participaram, nesta tarde, do primeiro exame de faixa de suas vidas, na modalidade Wado-Ryu de Caratê, passando da faixa branca (7º Kyu) para a faixa amarela (6º Kyu) através da avaliação dos conceitos básicos da modalidade.

O exame foi conduzido pelo Sensei (palavra japonesa usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre) Francisco Alves Pereira, faixa preta 7º Dan do estilo Wado-Ryu de Caratê. Professor Francisco é Reich-sheeran, 1º nível mestre internacional da Associação Wado-Ryu de Caratê e presidente da Associação Garra de Karatê, de Dois Vizinhos.

Pais e mães dos caratecas prestigiaram este momento importante de suas vidas nas artes marciais.

A professora Isadora Bueno, que é faixa marrom (1° Kyu), responsável pelos treinos em Coronel Domingos Soares, falou da intenção ao trazer a modalidade para o município e do orgulho de ver seus alunos se desempenhando bem no exame. “É o município onde eu conquistei muitas coisas e sempre gostei muito daqui, então eu resolvi trazer alguma coisa muito boa para eles também terem oportunidade de conhecer, de viajar, de saberem a cultura do caratê. Eu estou muito orgulhosa e contente, porque é uma coisa que eu trouxe esperando resultado e estou obtendo além da minha expectativa. Eu espero que um dia eles cheguem na faixa preta”, disse a sensei.

Para o professor Francisco, a arte marcial auxilia da formação de bons cidadãos para a sociedade presente e futura. “A visão da Associação Wado-ryu de Caratê é trabalhar a arte marcial como uma forma de formação da criança. O que nós precisamos hoje não é de campeões, de grandes lutadores, mas de homens de bem, de lideranças seguras e confiáveis, e cada criança que inicia com a gente no Caratê nós temos a intenção e a obrigação de trabalhar com ela nesse sentido de formar um bom cidadão, torná-lo seguro, confiante e confiável, que com certeza nós teremos grandes líderes no nosso futuro”, comenta o mestre de Caratê.

Os treinamentos ocorrem duas vezes por semana, na Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller, sendo ofertado gratuitamente a crianças e adolescentes que integram programas sociais desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Ação Social, levando esta arte marcial a todos os públicos.

Fonte: Comunicação CDS