Cel. Domingos Soares registra caso de variante Delta do coronavírus

0
13

No fim da tarde do dia 24 de setembro, o Departamento Municipal de Saúde informou por meio das redes sociais o registro de um caso de variante Delta da Covid-19 no município, sendo este o primeiro caso conhecido e confirmado em território domingosoarense. O paciente, que havia testado positivo dia 17 de setembro, teve a confirmação da suspeita apenas dia 23.

Acometido pela nova variante, o paciente recebeu acompanhamento diário da equipe de saúde desde o início do isolamento, bem como todo o atendimento necessário, apresentando quadro leve. Segundo a enfermeira responsável pela ala sentinela de enfrentamento ao coronavírus, Sílvia Heck, o paciente permaneceu em isolamento desde o início dos sintomas, que foram diarreia, vômito e manchas na pele, quando imediatamente foi medicado e realizou exames conforme a necessidade, recebendo alta no último domingo (26). No entanto, outros dois casos estão em investigação.

“A nova variante Delta é diferente da Alpha, e sua maior característica é sua alta transmissibilidade. Enquanto a Alpha tem uma transmissibilidade de 2 a 3 pessoas, a Delta geralmente é de 6 a 8 pessoas contaminadas por um único transmissor”, explica Sílvia, ressaltando que mesmo com as duas doses da vacina é possível contrair a doença, porém com quadro leve. “Os cuidados devem permanecer. A vacinação e o distanciamento social hoje tem se mostrado as medidas mais eficazes na prevenção e contensão da doença, mas é preciso compreensão e apoio de todos”, destaca.

Os sintomas da variante Delta variam muito de um para outro paciente, e são semelhantes aos da variante Alpha e aos de todas as variantes que existem hoje, são resfriado comum, que podem evoluir para Síndromes Respiratórias Agudas Graves, obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, perda do apetite, dor abdominal, diarreia, vômito e manchas na pele. Lembra-se também que muitas pessoas não apresentam sintomas, mas mesmo sendo assintomáticas transmitem o vírus, inclusive os vacinados também transmitem com cargas virais elevadas.

Portanto, o Departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares pede a todos que reforcem os cuidados e protocolos de biossegurança, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações de qualquer natureza, usando máscara sempre que estiver fora de casa e higienizando as mãos com álcool em gel 70%.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here