Cel. Domingos Soares vacina adolescentes e aplica 3ª dose em idosos com mais de 70

0
10

O Município de Coronel Domingos Soares iniciou nesta semana a vacinação de adolescentes com 17 anos, independente se possuem comorbidades ou não. Também está sendo aplicada a 3ª dose, o chamado reforço, em idosos com mais de 70 anos e em imunossuprimidos, que são pacientes que têm HIV ou pessoas que passaram por algum transplante.

De acordo com o setor de imunização do Departamento Municipal de Saúde, até segunda-feira (27) à noite a recomendação era de que apenas os adolescentes com comorbidades fossem vacinados, o que mudou na terça de manhã, com nova orientação, ampliando para todos. Desta forma, Maria Helena Barbieri, de 17 anos, que não tem comorbidade, estava ansiosa e pode receber a primeira dose do imunizante. “A expectativa estava enorme, estava de olho desde que saiu a notícia que a vacina seria aplicada em menores de idade, só na espera de chegar ao nosso município, tanto que fui a primeira a tomar (risos); fui super bem recebida no posto de vacinação. É uma vacina super tranquila, não senti dor alguma na aplicação e até o momento não tive reação nenhuma também. Muito feliz por ter tomado e só ficar atenta para o dia da 2° dose”, conta.

Além disso, foram adiantadas as segundas doses para quem estava agendado para os dias 1º, 08, 15 e 22 de outubro. “Essa vacina é para quem completou oito semanas da primeira dose”, explica a coordenadora Makieli de Moraes Costa.

A vacina contra a Covid-19 é aplicada de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde da sede e, excepcionalmente nos sábados. Contudo, a equipe de imunização está fazendo busca ativa de pessoas que ainda não receberam a segunda ou nenhuma dose, mostrando a importância da imunização e sua eficácia já comprovada pela ciência.

Assim, o Departamento Municipal de Saúde retorna gradativamente com os atendimentos da equipe multiprofissional nas comunidades do interior a partir de 1º de outubro. Inicialmente a equipe será formada pelos seguintes setores: Farmácia; Odontologia; Vacina (APS); Epidemiologia; Saúde da Mulher e Administrativo, seguindo o cronograma a seguir:

● 01/10 e 17/11: Marcon;

● 06/10/ e 26/11: Ponte do Iratim;

● 15/10: Pedregulho;

● 20/10: Ponte do Chopim;

● 29/10: Distrito Ubaldino Taques (Lavrama);

● 03/11: Bom Retiro;

● 12/11: 27 de Outubro (De Pauli).

Vale lembrar, ainda, que permanecem obrigatórias todas as medidas de segurança contra a Covid-19, como o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. As ações a serem desenvolvidas pela equipe têm o intuito de fortalecimento dos indicadores e proporcionar à população o retorno de alguns atendimentos no interior.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here