Cel. Domingos Soares terá eleições para diretores de escolas municipais

0
35
A Prefeitura de Coronel Domingos Soares publicou, recentemente, as portarias 132 e 138, sobre as eleições para direção de escolas municipais. A primeira institui a Comissão Geral Eleitoral e as comissões das instituições, e a segunda apresenta as datas e documentação necessária para a inscrição dos candidatos.

        De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, promover a eleição para diretores das escolas da rede municipal de ensino sempre esteve no plano de governo da atual gestão, contudo somente agora está sendo possível sua implantação devido aos trâmites legais e burocráticos. “A nossa vontade era desde o começo, mas existe muita burocracia para que isso ocorra e a gente está fazendo tudo dentro da legalidade”, explica.

        Conforme a legislação vigente, somente as escolas com no mínimo 40 alunos matriculados poderão realizar eleições, mantendo-se as demais, até o momento sob indicação. Assim, a Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, a Escola Municipal do Campo Santina Perret Carraro, e o Centro Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda terão eleições para escolha de suas coordenações no dia 02 de dezembro de 2022, das 8h às 17h, em suas respectivas instituições.

As inscrições dos(as) candidatos(as) ao cargo de diretor serão realizadas pela comissão eleitoral de cada escola, entre os dias 07 e 11 de novembro, em horário escolar.

Para o prefeito Jandir Bandiera, essas eleições possibilitam que a comunidade escolar seja mais atuante e participativa no cotidiano da escola, contribuindo e ajudando a escolher quem ficará à frente da direção ou coordenação.

Quanto à documentação exigida no ato do preenchimento da Ficha de Inscrição, é a seguinte: cópia de carteira de identidade ou de carteira de motorista; certidão de regularidade do CPF, extraída do site da Receita Federal e devidamente válida quando da apresentação; certidão negativa de antecedentes criminais, emitida por representação da Justiça Estadual do Paraná, emitida em prazo de até sessenta dias da sua apresentação; certidão emitida pela direção do Departamento Municipal de Educação de Coronel Domingos Soares; certidão emitida pelo(s) estabelecimento(s) de ensino onde exerce ou exerceu as atividades docentes ou de suporte pedagógico direto; cópia de diploma ou certificado de graduação de nível superior na área educacional, como devido reconhecimento; cópia de certificado ou diploma que ateste a conclusão em curso de Pós Graduação, com carga horária mínima de 360 horas, na área de Gestão Escolar, expedido por instituição de ensino credenciada pelo MEC, exceto aos graduados em Pedagogia.

        “É um voto democrático, um direito dos pais, professores e funcionários escolher a coordenação. Nós apoiamos e achamos muito importante esse envolvimento popular numa decisão tão importante, por isso desde já pedimos aos pais dos alunos dessas instituições que não deixem de participar desse processo eleitoral”, conclui a diretora da Educação.

Fonte: Comunicação CDS