Conceito Equoterapia

0
61

– Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação.
Buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
– Praticante de Equoterapia:
É o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência e/ou com necessidades especiais quando em atividades equoterápicas. Nesta atividade, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida que interage com o cavalo.
O atendimento equoterápico deve ser iniciado mediante parecer favorável de avaliação médica, psicológica e fisioterápica.
As atividades devem ser desenvolvidas por uma equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, com participação de maior número possível de áreas profissionais nos campos de saúde, educação e equitação.
As sessões podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento devem ser individualizados.
A ética profissional e a preservação da imagem dos cidadãos praticantes de equoterapia devem ser constantemente observadas.
A segurança física do praticante deve ser uma preocupação constante de toda equipe.

Indicações da Equoterapia:
A prática da equoterapia busca benefícios biopsicossociais às pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, tais como:
– lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular;
– patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos;
– Disfunções sensório-motoras;
– distúrbios:
Evolutivos, comportamentais, de aprendizagem, e emocionais. Continua…

Por: Anayra Federizzi Fisioterapeuta Profissional habilitada, com curso de formação em Equoterapia pela A.N.D.E. Brasil.