Coronel Domingos Soares terá posto avançado da Agência do Trabalhador

0
9

No início da semana, o prefeito Jandir Bandiera recebeu o chefe e a supervisora do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Carlos Roberto Gabriel e Eliane Willms, respectivamente, acompanhados dos diretores dos departamentos municipais de Indústria e Comércio e Ação Social, Antônio Carlos Kovoliski e Angélica Graeff Catapan.

Desde o início do ano, o prefeito Bandiera, juntamente com o vice-prefeito Lio e o diretor de Indústria e Comércio, estão correndo atrás de novas empresas, indústrias de pequeno e médio porte, com o objetivo de aumentar a oferta de empregos em Coronel Domingos Soares. “Geração de emprego e renda é um dos grandes desafios que assumimos em nossa gestão e não vamos medir esforços para que Coronel Domingos Soares se transforme num polo empresarial, num lugar propício para as empresas se instalarem”, comenta o gestor, enfatizando que onde há empregos toda a economia local melhora e, consequentemente, o município todo.

Desta forma, Gabriel anunciou, em sua visita, que mais um dos pedidos do prefeito será atendido, e Coronel Domingos Soares ganhará um posto avançado da Agência do Trabalhador. A ação se dará através do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, da Secretaria Sejuf, em parceria com as prefeituras. É um desdobramento do projeto Emprega Mais Paraná, e tem como objetivo facilitar o encaminhamento de trabalhadores em todos os municípios paranaenses.

O Posto Avançado de Coronel Domingos Soares estará vinculado à Agência do Trabalhador de Palmas e contará com suporte dos Escritórios Regionais da Sejuf. Os atendimentos serão presenciais, mediante agendamento e seguirão todos os protocolos das autoridades sanitárias, além dos decretos municipais. “A ação foi desenvolvida para diminuir o custo de trabalhadores que hoje têm um gasto adicional de deslocamento até as cidades que têm uma Agência do Trabalhador”, explicou o secretário Ney Leprevost.

Para Kovoliski, essa é uma grande conquista para o município, pois facilitará o dia a dia dos trabalhadores domingosoarenses, que não precisarão mais ir a outros municípios para requerer serviços prestados pela Agência do Trabalhador. No posto avançado, além do atendimento ao trabalhador que busca uma colocação no emprego formal, também será feito o atendimento daquelas pessoas que necessitam solicitar seu benefício do seguro-desemprego. Essas unidades facilitarão o acesso do trabalhador à capacitação profissional, ao microcrédito e demais programas relacionados à política de trabalho, emprego e renda no Estado. Pelo programa, a prefeitura cede um funcionário e a estrutura física para a instalação da unidade e a Sejuf oferece a capacitação ao servidor e o acesso para o gerenciamento do sistema local de intermediação de vagas de emprego.

No próximo dia 14, o prefeito Bandiera assinará o convênio com a Sejuf, em uma cerimônia realizada em Itapejra d’Oeste.

Fomento Paraná

Quanto ao microcrédito, vale recordar que Coronel Domingos Soares também conseguiu a permissão para funcionamento da agência Fomento Paraná, que é uma instituição financeira de capital fechado com capital social majoritariamente pertencente ao Estado do Paraná. Com isso, a Fomento Paraná tem todas as operações e atividades submetidas às normas do Sistema Financeiro Nacional e é regularmente auditada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná, entre outros órgãos. Essa característica lhe confere credibilidade e transparência na gestão de fundos e ativos financeiros que se encontram sob sua responsabilidade.

A Fomento Paraná tem por finalidade fornecer apoio financeiro para iniciativas de modernização e ampliação das atividades de pequenas e médias empresas e micro e pequenos empreendedores, do campo ou da cidade, de forma a estimular a geração de emprego e renda. A empresa busca também impulsionar o desenvolvimento de negócios na área de inovação e tecnologia, concedendo crédito a empresas de base tecnológica, inclusive as que passam por incubadoras.

A servidora municipal cedida já recebeu o treinamento e em breve a agência estará disponível para todos.

Assistência Social

Os representantes da Sejuf também aproveitaram para visitar o Departamento de Ação Social e falar sobre o programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), que tem como objetivo promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem amigas das pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com a Sejuf, este programa é baseado no “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” e “Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, estudos estes realizados pela Organização Mundial da Saúde. A avaliação é feita através de 8 dimensões propostas pela OMS, que são elas: Ambiente físico; Transporte e Mobilidade Urbana; Moradia; Participação; Respeito e Inclusão Social; Comunicação e Informação; Oportunidades de Aprendizagem; Saúde, Apoio e Cuidado. No Brasil uma proposta a mais foi inserida, a “Escolhas Locais”, totalizando 9 ações.

“Nós vamos aderir ao programa, juntamente com outros departamentos. Vai ser uma junção de ações em prol dos idosos”, conta Angélica.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here