Departamento de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária de CDS orientam população sobre coleta de lixo

0
12

O Departamento Municipal de Meio Ambiente solicita a colaboração de toda a população domingosoarense na coleta de lixo e limpeza de calçadas e pátios.

Recomenda-se não colocar lixo nas lixeiras, sejam residenciais, comerciais ou públicas, à tarde ou à noite, pois isso possibilita que cães rasguem os sacos de lixo e espalhem os resíduos pelas ruas da cidade, deixando-a suja e causando transtornos e incômodos a vizinhos e coletores.

Percebe-se que algumas lixeiras estão quebradas, não tendo mais como fixar no suporte, o que as deixa mais suscetíveis a ataques de cães e outros animais. Por isso da importância de cuidar o peso do saco de lixo e que tipo de resíduos está sendo colocado.

O ideal, segundo o Departamento de Meio Ambiente, é colocar o lixo nas lixeiras cerca de trinta minutos antes da coleta. “Todos já sabem o horário que o caminhão passa em sua rua, então nós pedidos que cuidem e só coloquem o lixo para o caminhão levar quando estiver perto do horário de ele passar”, pede o diretor, Rodrigo Molina Fernandes Müller Gheno.

“Está ocorrendo o descarte desse material de maneira incorreta em diversos pontos da cidade, beira de estradas, nascentes e rios, isso além de ser ilegal, pode se caracterizar crime ambiental”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária municipal, Antônio Augusto França, ressaltando que todo material descartado incorretamente na natureza também pode atrair insetos e animais peçonhentos, aumentando o risco da população estar exposta a doenças como hantavirose, por exemplo. “Pedimos a colaboração da população, que façam o descarte de forma correta, evitando assim o acúmulo de lixo em locais inadequados, observando os dias e horários que o caminhão passa na sua rua, fazendo a coleta. Está sendo feito o monitoramento desses locais identificados e, caso seja identificado quem está praticando esses atos, o mesmo poderá responder criminalmente por crimes ambientais e crime contra a saúde publica”.

No perímetro urbano, o caminhão de coleta passa de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 da manhã; na Vila Rural e no Compartilhado, na quarta-feira a partir das 9 horas.

De acordo com o prefeito Jandir Bandiera, a administração municipal dará início, em breve, à revitalização da Avenida Araucária e da praça central, com paisagismo, recuperação de meios-fios, sinalização entre outros serviços, e a instalação de novas lixeiras faz parte do planejado. “Durante nossa gestão nós vamos instalar lixeiras e contêineres em diversos pontos da cidade, incluindo as entradas, para que a população tenha mais lugares para colocar o lixo e tenhamos uma cidade sempre limpa. Vamos descentralizar, levar lixeiras para outras ruas e bairros”, destaca o gestor.

Contudo, cabe à prefeitura disponibilizar lixeiras públicas, coletivas, em pontos estratégicos, que tem como objetivo facilitar o descarte adequado de lixo por transeuntes, e o serviço de coleta de lixo. No entanto, cada morador, comércio e indústria devem ter o seu recipiente. “Quem ama a cidade cuida e ajuda a cuidar. Vamos manter a nossa cidade limpa”, conclui o diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Gheno.

Fonte: Comunicação CDS