ESTRATÉGIAS PARA EVITAR O REGANHO DE PESO

0
17

Mais do que perder peso, é evitar o reganhar do peso, esse é um desafio comum para muitas pessoas que conseguiram emagrecer. O comportamento alimentar desempenha um papel crucial no reganho de peso, atitudes como, comer já estando satisfeito, não respeitar a saciedade, beliscar ao longo do dia, não analisar sobre as escolhas alimentares, são alguns hábitos que necessitam ser avaliados para ir adotando outros. Por isso, a reeducação alimentar é tão importante e serve para a vida, sem a ilusão de que ela tem começo, meio e fim.
Segue algumas estratégias para adotar:
Acompanhe o progresso: Continue monitorando seu peso, suas medidas seu peso de massa muscular e de gordura, com mais regularidade, para identificar qualquer variação significativa, olhar somente a balança não é uma alternativa assertiva.
Tenha um plano alimentar saudável para seguir: Irá ajudar a organizar e a planejar suas refeições com antecedência, organizar a lista de compras, evitando compras desnecessárias. Além do mais, estará consumindo alimentos de acordo com suas necessidades.
Dê importância ao consumo de proteínas: Melhorar a ingesta proteica do dia, consumindo em média de 1,6 à 2,0g de proteína por quilo de peso corporal. Essencial para a manutenção da saúde do músculo esquelético, quando a ingestão adequada (fonte, dose, tempo) pode atenuar declínios na função e na massa, muscular e óssea, durante o envelhecimento e na restrição energética. Além disso, pode potencializar o aumento da massa muscular induzida pelo exercício. A Proteína reduz hormônio da fome (grelina) e aumenta a liberação de GLP1, melhorando a saciedade.
Ajustar ciclos de estratégias alimentares de forma pontual e equilibrada: como o jejum intermitente, plant based, low carb, cetogênica, pois estimula a biogênese mitocondrial, quanto mais saudáveis e maior o numero de mitocôndrias, maior a capacidade de oxidação de ácidos graxos (redução de gordura).
Exercício Físico: Faça atividade com regularidade, aumenta o gasto calórico, auxilia na manutenção do peso, fortalece os músculos (essencial), controla o estresse, reduz ansiedade.
Adote um estilo de vida saudável: Pense a longo prazo, consuma alimentos mais naturais, beba bastante água, controle o estresse e a qualidade do sono. Cada pessoa é única e pode ser necessário adaptar essas estratégias de acordo com as necessidades e realidade de cada um.