O cabelo também envelhece?

0
16

Assim como todos os nossos órgãos e células, os cabelos também passam ao longo da vida por mudanças decorrentes do envelhecimento. Além de fatores relacionados à própria pessoa (como genética, etnia, hormônios e metabolismo), este processo também pode se intensificar por fatores externos como nutrição, exposição à poluição, tabagismo e radiação ultravioleta.

Durante este processo, o cabelo perde a sua pigmentação e torna-se de branco-acinzentado. Os fios tendem a ser mais ressecados e a velocidade de crescimento diminui. As hastes são mais grossas, onduladas, menos resistentes e mais difíceis de manejar.

Algumas pessoas ainda desenvolvem a alopécia senil, uma perda de cabelos decorrente do envelhecimento. Outros tipos de alopécia também são mais comuns com o passar da idade, como a alopécia androgenética (calvície) por exemplo.
Vou te contar outras curiosidades sobre o envelhecimento capilar:

1. Canície é o termo utilizado para o embranquecimento dos cabelos.

2. Há uma regra geral dos 50/50/50: Cerca de 50% da população terá 50% dos fios brancos aos 50 anos. Essa proporção pode se modificar de acordo com a população observada.

3. Em pessoas de fototipo baixo (caucasianos), os cabelos brancos surgem em média por volta dos 34 anos. Já nos pacientes de fototipo alto (afrodescendentes) a idade média para os primeiros fios brancos é de 43 anos.

4. A cor “grisalha” é, na verdade, uma mistura da cor natural dos cabelos com a cor branca despigmentada. A coloração branca se dá por efeito óptico, quando o reflexo de luz mascara a cor da queratina, que tem, na verdade, coloração amarelo-pálido.

E dá pra voltar a cor dos cabelos?

Existem casos relatados em literatura de repigmentação dos fios que ocorreram após um processo de inflamação, uso de quimioterápicos, medicações e hormonioterapias. Existem vitaminas disponíveis que prometem postergar ou retroceder o surgimento dos fios brancos. Entretanto, até o presente momento, não há nenhum tratamento comprovadamente eficaz para reverter a canície.

Fonte: Livro Cosméticos Capilares (2020)

Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074 Sala 103 – Palmas – Paraná