Pela primeira vez, alguém entra “a cavalo” na Câmara de Palmas

0
36

Para homenagear o Dia do Pedagogo, realizado em 20 de maio, o Pedagogo Rodrigo Kohl Ribeiro vestiu seu personagem Juvêncio Florêncio das Querências e em seu “cavalo de madeira” adentrou no plenário da Casa de Leis palmense

 A noite era para ser de normalidade na Câmara de Vereadores de Palmas, não fosse a entrada teatral do Pedagogo Rodrigo Kohl Ribeiro, para fazer uso da Tribuna Livre. Ele explicou que entrou com o personagem em um ato de repúdio a um áudio viralizado nos grupos de whatsapp, supostamente gravado pelo vereador Paulo Bannake, no qual zomba da condição de artista de Rodrigo, dizendo: “diz que teu amigo maconheiro fez uma live num cavalo de madeira lá no Rio Grande do Sul, é verdade?”
Após informar que tratava-se do personagem do espetáculo “O professor pelado, homenageado com Moção de Aplausos em 2016 pela Câmara de Palmas, conhecido em todo o Brasil e sucesso no Congresso Brasileiro de Pedagogos ocorrido em 2019 em Belém do Pará, o Pedagogo passou a fazer seu discurso. 
Iniciou prestando os sentimentos pela perda da Pedagoga e Professora Aurea Aparecida Soares da Rocha. “ Esta guerreira é símbolo da luta dos professores. Com 40 anos de profissão, foi excluída compulsoriamente da vida escolar devido à exoneração dos professores aposentados, ocorrida em 2021, lembrou. Em seguinda lembrou  algumas pedagogas que fizeram a história da formação docente em Palmas, algumas que também já nos deixaram. Pedagoga Dagmar, in memória, Pedagoga Sandra Marin, minha professora no curso de Pedagogia em Palmas.

Continuou lembrando as pedagogas que fizeram a história da pedagogia em Palmas. “A pedagoga Olivete Franzon, Dilma Helena Mãe e Dilma Helena filha, ambas foram minhas professoras na graduação em Pedagogia e a Pedagoga que me ensinou o conceito de pedagogia como ciência. “A ciência da educação”, ela afirmava aula após aula. Pedagoga Ivânia Marini Piton”. Sem desfazer o mérito dos demais professores que teve na academia científica, disse que esta pedagoga tem um lugar especial no seu coração. “Me ensinou sobre políticas públicas em educação e os caminhos a serem trilhados na democracia em busca de justiça social”.

Em seguida passou a falar sobre as prerrogativas do pedagogo, dizendo que “Como docente somos plurais. A pluralidade no caso da Pedagogia, quer dizer que nós pedagogos não atuamos apenas como docente em nossa profissão, atuamos também, como TÉCNICO PEDAGÓGICO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, GESTORES, PROFESSOR, PROJETISTA EDUCACIONAL isso na educação, onde também podemos atuar em todos os seguimentos empresariais. O Pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.”

Segundo Ribeiro, “um profissional formado em Pedagogia pode atuar como PROFESSOR dos primeiros anos do ensino fundamental. Pode também atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala. Fora das salas de aula, o Pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes escolares e não-escolares. No ambiente escolar, além de ministrar aulas, o pedagogo pode atuar também na área de gestão, desempenhando diversas tarefas de gerenciamento. A Pedagogia não-escolar tem o olhar para dois processos formativos-educativos de ensino e aprendizagem: a educação referencial-afetiva que deve ser construída pela família, nos viés da ancestralidade, da consanguinidade e/ou da afinidade parental, e onde o pedagogo tem papel de ASSESSORIA, CONSULTORIA, ATENDIMENTO CLÍNICO INDIVIDUAL ou em GRUPO, e onde as Escolas do País tem sido uma constante, na busca da formação básica didático-pedagógica de pais e responsáveis para bem conduzir suas funções educativo-formativas junto aos seus filhos; e também o olhar para a socioeducação, que é a educação na comunidade, no vivido-compartilhado, no dia-a-dia, na rotina, no cotidiano, no trabalho, nas Organizações, nas relações religiosas, enfim na vida sócio-comunitária em geral (excluída a família e a escola).

Disse também que a atuação do pedagogo se estende aos espaços da Pedagogia Empresarial, O Pedagogo Social ou Socioeducador, O Pedagogo Hospitalar, O Pedagogo Multimeios, O Pedagogo Cultural ou arte educador. Disse também que há ainda espaços não-escolares para a atuação profissional do pedagogo na área de educação para o trânsito, para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação cívica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc.

Esclareceu que como Pedagogo, nem todo o professor é pedagogo, mas todo pedagogo é professor. “Passamos a acompanhar tudo referente ao mesmo, pois é de nosso total interesse que haja esta regulamentação, pois ainda se contrata pessoas que muitas vezes não tem se quer o ensino médio para atuar nas séries iniciais, pois sabemos que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, estabelece que o profissional competente e capacitado para atuar na educação básica deste país deve ser um profissional graduado em Pedagogia, e que com a Regulamentação da profissão será criado o Conselho Federal de Pedagogia o qual será a Instituição Competente para fiscalizar atuação deste profissional nas instituições de ensino público e privado das séries iniciais e outros assuntos referentes a nossa profissão, como piso salarial, cargos e carreira, enfim, será muito importante que nós da Pedagogia tenhamos nossa Profissão regulamentada para termos uma Educação de Qualidade em nosso País, e tenhamos profissionais motivados e reconhecidos”, destaca. Ribeiro esclarece que mediante esta Regulamentação e acompanhamento de nosso Conselho Federal teremos Profissionais mais competentes, valorizados e motivados, certos de que terão apoio em suas reivindicações e trabalho, de acordo com o que a própria Lei exige para atuar na Educação Básica de todos o País e em todos os estabelecimentos que podemos atuar como Profissionais da Pedagogia. “Com o nosso Conselho vamos lutar pela regulamentação da profissão, piso salarial, e antigas bandeiras como valorização da hora atividade (remunerada) entre outros aspectos”, finaliza.

Fonte:Jocemar Ferreira da Silva
para o Jornal Destaque Regional