Prefeitura de CDS inaugura Academia da Saúde na Ponte do Chopim

0
11

Após vários transtornos e trabalhos de recuperação e consertos foi inaugurada, nesta segunda-feira (19), a Academia da Saúde da comunidade Ponte do Chopim, na divisa com Palmas, com a presença do prefeito Jandir Bandiera, do vice-prefeito Liomar Bringhentti, da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Marly Maito, e do vereador Luiz Antônio de Mello.

      O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. O projeto da Academia da Saúde é padrão do governo federal e o investimento foi de R$ 125 mil.

        De acordo com a diretora de Saúde, no início do ano de 2023 será disponibilizado um profissional de Educação Física para realizar atividades físicas duas vezes por semana, conforme cronograma a ser elaborado.

  No entanto, em 28 de dezembro de 2020 o setor de Engenharia da Prefeitura emitiu, erroneamente, o Termo Provisório, atestando a conclusão da obra. Porém, no início de 2021 a administração municipal, ao verificar o local e conversar com os moradores, constatou diversos problemas, como a inexistência de fossa séptica e sumidouro, cerâmicas quebradas e pintura mal executada, exigindo da construtora responsável os devidos reparos e consertos, para que a atual gestão não fosse prejudicada por algo que não era sua responsabilidade.

      Agora, com mais este espaço, moradores da localidade e das comunidades próximas terão mais um local para a prática de atividades físicas e de reabilitação, bem como para encontros, palestras, campanhas e outros eventos relacionados à saúde pública, como atendimentos da Estratégia Saúde da Família, dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e da Vigilância em Saúde.

Fonte: Comunicação CDS