Professor explica motivo de “choques” em brinquedos de parquinhos em CDS

0
10

Algumas crianças estão reclamando que o parquinho infantil da Praça Pompílio Joaquim Vaz, no centro de Coronel Domingos Soares, está dando choque. Conforme os relatos, os choques só estão sendo sentidos nas partes de plástico dos brinquedos.

De acordo com o professor de física do Colégio Estadual do Campo Antônio Artêmio França, da Ponte do Chopim, Cleito Marcelo Turra, geralmente isso é causado por eletricidade estática, onde a carga elétrica é criada a partir do atrito entre corpos, principalmente entre tecido e plástico. “Nesses casos, o tecido fica positivo (perde elétrons) e o plástico fica negativo (ganha elétrons). Esse processo é bem comum. O choque de eletricidade estática é um choque fraco nesses casos. Não tem perigo. É só o susto mesmo”, explica o docente, enfatizando que este fenômeno físico não é prejudicial à saúde das crianças.

Esta não é uma exclusividade domingosoarense. Em busca rápida na Internet, é fácil encontrar relatos em vários lugares, confirmando que este é um fenômeno comum.

A prefeitura de Coronel Domingos Soares ressalta que não há nenhuma instalação elétrica no espaço do playground, e que, portanto, os choques sentidos pelas crianças se referem à eletricidade estática, fenômeno físico explicado pelo professor Turra, e os pais não precisam se preocupar.

O aconselhado, segundo o professor, é que antes de a criança subir no brinquedo, um adulto a toque para que ela se descarregue, impedindo, assim, que possa receber a descarga elétrica.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here