Proposta Curricular: DIVERSIDADE. A importância da observação na área educacional

0
12

Alunos da 1ª série de Formação de Docentes visitam instituições de ensino

As contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. No curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Dom Carlos os alunos participam da Prática de Formação que congrega teoria e prática no decorrer do curso (quatro anos para a proposta curricular anterior e três anos para a proposta nova, que teve início em 2022).
O objetivo da observação e da regência é discutir a importância da prática e de que forma as experiências vivenciadas durante o período de estágio podem contribuir com a formação docente. Os professores orientam durante as aulas teóricas e quando os alunos precisam colocar em prática o que aprenderam, recebem o apoio das coordenações, diretores e dos professores da Rede Municipal de Ensino.
No último dia 12 do corrente, os alunos visitaram a Escola Municipal do Campo Isolda Barcellos Knokseisen e Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira. Na Escola do Campo os alunos, acompanhados pelas professoras de Prática de Formação Fernanda e Olivete foram recebidos pelas professoras regentes e de Educação Física e tomaram conhecimento sobre o funcionamento da escola, número de alunos e níveis de ensino ofertado nos turnos matutino e vespertino.
Na sequência, os alunos foram conhecer o Colégio Quilombola. Chegando na instituição foram recebidos pela Edineia (secretária) e pela pedagoga, professora Marli Cabral da Silva. A secretária informou sobre as questões administrativas e a professora Marli, representando a direção (professora Sonia que estava em reunião) discorreu sobre a história da instituição, da comunidade e do processo de ensino e aprendizagem. Agradecemos a oportunidade que os alunos tiveram para ampliar os conhecimentos a respeito da diversidade e das instituições de Palmas que mantém sua cultura e tradições.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a dona Maria Arlete Ferreira pela disponibilidade em atender os alunos. Obrigada dona Arlete, sua liderança na comunidade fez, faz e com certeza fará parte da história do município de Palmas- PR.