Região da Ponte do Iratim, em CDS, poderá ter uma CGH

0
5

O prefeito Jandir Bandiera recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (29), o representante da empresa PEEL Energias Renováveis Ltda, Jonatan de Ávila, e o senhor Cidelores Lopes da Silva, proprietário de área de terra onde a referida empresa pretende implantar uma Micro Central Hidrelétrica (MCH) ou Central Geradora Hidrelétrica (CGH).

A Micro Central é uma alternativa tecnológica importante para a produção de energia elétrica de forma sustentável. Em outras palavras, essa tecnologia aproveita a vazão e as “quedas” dos cursos hídricos para produção de energia elétrica, sem provocar interferências no ecossistema.

  O empreendimento será no Rio Iratim, a cerca de um quilômetro da PCH Foz do Estrela, com geração de aproximadamente 3,8 megawatts de energia e investimento de R$ 32 milhões. Para prosseguimento do licenciamento ambiental, solicitaram a anuência do Município quanto ao uso e ocupação do solo, em conformidade com a Lei nº 590/2012, a qual já foi expedida.

 De acordo com Ávila, em torno de setenta empregos serão gerados com o empreendimento, e poderão ser desenvolvidas parcerias em projetos sociais e ambientais com o Município.
  A previsão de início é para 2024, com prazo de até 24 meses de execução.

 Participaram da reunião o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Müller Gheno, o procurador municipal, Dr. Rogério Everaldo Schmidt, a engenheira civil Keury Fabris Marcon e o topógrafo Edson Gheno.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here