Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de CDS oferece oficina de capoeira

0
4
  Iniciaram dia 15 as oficinas de Capoeira através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenado pelo Departamento de Ação Social da Prefeitura de Coronel Domingos Soares.

No primeiro encontro, os alunos da Escola de Educação Básica Elenita Ferreira de Almeida, a APAE, foram recepcionados pelo professor Adriano Vittorazzi, que apresentou os conceitos básicos da capoeira.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias. A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

        Além das aulas de capoeira, o SCFV oferece oficinas complementares de:

• Shantala: crianças até 6 anos;

•Capoeira: crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;

•Capoeira: adolescentes de 15 a 17 anos;

•Parentalidade e Artesanato: jovens de 18 a 29 anos;
•Parentalidade e Artesanato: adultos de 30 a 59 anos;

• Yoga: pessoas idosas.

        Atualmente são ofertados encontros periodicamente no Pedregulho, Pedra Branca, Recanto da Natureza (Marcon), De Pauli, Bom Retiro, Ponte do Iratim, Chico André, Nova Iguaçu, Terra Boa e Sede, com aulas de artesanato, acompanhamento psicológico, palestras entre outras atividades.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here