Turismo foi tema de importante reunião em Cel. Domingos Soares

0
11
O prefeito Jandir Bandiera reuniu em seu gabinete representantes do comércio domingosoarense para uma importante reunião com o chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado do Turismo, Edson Spiassi, e o diretor do IGR Vales do Iguaçu, Adriano Radaelli, que falaram da importância do setor turístico para o desenvolvimento econômico do município e apresentaram programas do Governo do Estado para alavancar o setor nos pequenos municípios.

Radaelli enfatizou a regionalização do turismo, os trabalhos do IGR Vales do Iguaçu e as potencialidades a ser exploradas. “Nós trabalhamos com a regionalização do turismo aqui no Sudoeste, e a entidade tem trabalhado com os municípios para motiva-los a explorar os potenciais turísticos disponíveis. A região é muito bonita, tem uma diversidade muito grande, e o nosso objetivo é despertar em cada município a sua vocação relacionada ao turismo para buscar os recursos necessários”, demonstrou o diretor do IGR, comparando o dinheiro ganho com turistas à exportação, pois gera recursos financeiros extras para o Município e uma grande movimentação no comércio.
O chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado do Turismo, Edson Spiassi, apresentou os programas da Secretaria de Estado do Turismo que possibilitam parcerias entre Município e Estado em ações de desenvolvimento do turismo local. Segundo ele são cinco programas, sendo eles: Paraná Mais Viagens; Paraná Mais Eventos; Paraná Mais Sinalizado; Paraná Mais Seguro e Paraná Mais Infra. “A gente vai aos municípios e apresenta esses programas para os prefeitos e os servidores do setor de turismo, para que consigam trabalhar com esses programas disponibilizados pelo nosso Governo do Estado”, comentou.
De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Jeneci Brais Carvalho, a atual gestão iniciou o setor praticamente do zero, e quer mostrar ao comércio local e à população que é possível acreditar no potencial da cidade para o turismo. “O Departamento de Cultura e Turismo vem, desde 2021, buscando a potencialização do turismo local. Foi nesta gestão que criamos a lei do Turismo, o Fundo Municipal do Turismo e o Conselho Municipal do Turismo. A gente quer muito incentivar o comércio local a acreditar que é possível o turismo em Coronel Domingos Soares”, defendei a diretora, citando as inúmeras cachoeiras existentes no município e a possibilidade de abranger vários nichos, como o turismo rural, de aventura e de experiência, por exemplo.
Para o diretor do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Lucas Piragibe Barcarol, atrair turistas para Cel. Domingos Soares é uma forma de ajudar a desenvolver a economia do município, refletindo na melhoria do comércio e da qualidade de vida das pessoas. “É muito importante trazer essa movimentação de turistas para o nosso município e para o nosso comércio. São turistas que vão vir até a nossa cidade, consumir produtos, visitar estabelecimentos; a gente aposta nisso e está cada vez mais próximo de acontecer”, declarou Piragibe.
Conforme o prefeito Jandir Bandiera, Cel. Domingos Soares possui muitas riquezas naturais, e o apoio do IGR Vales do Iguaçu e do Gov. do Estado dará condições para alavancar o setor. “Nós temos muitas riquezas naturais, e esse apoio é muito importante para fomentarmos o turismo e a renda do nosso município através de incentivos ao comércio”, disse Bandiera, agradecendo a visita e classificando a reunião com “muito proveitosa”.
A reunião foi concluída com uma visita dos representantes do Governo do Estado a algumas cachoeiras e propriedades rurais com grande potencial para se tornarem importantes atrativos turísticos em Coronel Domingos Soares.

Fonte: comunicacao@pmcds.pr.gov.br