Município de Pato Branco promove Natal de União

0
256

O tradicional Natal de Pato Branco deste ano contará com o Projeto Natal de União, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Departamento de Imprensa, juntamente com a União das Associações de Moradores de Bairros e Conselho Municipal de Assistência Social. O projeto objetiva incentivar os moradores dos bairros de Pato Branco a fazerem parte das comemorações natalinas, com a criação de árvores de Natal coletivas.

A inscrição está sendo feita pelo presidente de cada bairro que, de imediato, já recebe um kit com enfeites para iniciar a decoração da árvore. No kit há papais-noéis, árvores de Natal, doces, entre outros enfeites, confeccionados em tecido pelas alunas de Corte e Costura do Projeto Ser Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social.

“Os enfeites são muito bonitos e nossa intenção é incentivar a decoração oferecendo alguns itens iniciais, para que os moradores possam começar a decorar a árvore escolhida por eles”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali. Ela conta que a árvore escolhida pode ser uma natural, situada no bairro, ou então pode ser criada uma artificial e deve ser estabelecida uma temática na utilização dos enfeites.

O objetivo do projeto é a mobilização dos moradores, promovendo a integração entre os vizinhos, a continuidade dos costumes, a união entre familiares na realização da decoração, bem como o sentimento de contentamento entre as crianças e adultos. Busca-se, ainda, oportunizar que os pato-branquenses e os visitantes possam passear pelos bairros da cidade e admirar os trabalhos realizados.

Cada bairro participante terá sua árvore visitada por uma Comissão Especial do Natal, que irá avaliar a decoração em cinco quesitos: criatividade, originalidade, beleza, participação dos moradores e diversidade. Cada um deles será pontuado e, ao final, para a árvore que receber a maior pontuação, haverá uma premiação, ofertada pela União de Bairros, em parceria com o Grupo Vibra, para a Associação de Moradores do Bairro vencedor.

“Queremos que o Natal seja visto, sentido e visitado em todos os locais de nossa cidade, promovendo o fortalecimento, cooperação, integração, espírito de solidariedade e vínculos comunitários. Além disso, visamos oferecer opções de lazer para os moradores e visitantes, fomentando nosso turismo e consolidando o Natal de Pato Branco como o maior do Paraná”, afirmou Anne.

Campanha Noite Iluminadas
Neste ano, a outra novidade é promovida pelo Núcleo de Empreendedores Jovens (NEJ) da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), que está realizando a Campanha Noites Iluminadas. A iniciativa concederá premiação à loja ou empresa, situada em Pato Branco, que elaborar a melhor decoração nas categorias fachada ou vitrine. A premiação, em dinheiro, totaliza R$ 14.000,00, distribuídos nos 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco