Projeto Letramento Digital em Pato Branco prorroga prazo para o seletivo da capacitação tecnológica gratuita

0
26

Foi prorrogado para 16 de junho o prazo de inscrições para o processo seletivo que visa formar a 3ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento do Projeto Letramento Digital na cidade de Pato Branco, no Paraná.

Com um modelo de aprendizagem assíncrono, a capacitação permite flexibilidade para estudar onde e quando quiser, complementado por oficinas presenciais para prática dos conceitos aprendidos. Os participantes terão acesso a conteúdo exclusivo e autoral, criado por uma equipe de instrutores qualificados da Facti, incluindo especialistas, mestres e doutores em áreas específicas ou relacionadas. Os temas são alinhados com as principais tendências tecnológicas, como Robótica e Linguagens de Programação, essenciais para o desenvolvimento de sistemas baseados em Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Além disso, ao concluir o curso, os participantes receberão uma certificação.

Após a formação, os Agentes Multiplicadores do Conhecimento terão a oportunidade de aplicar e compartilhar na prática os conhecimentos adquiridos, por meio da experiência de serem protagonistas em uma sala de aula, com os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais de Pato Branco.

A capacitação é totalmente gratuita e destaca-se pela sua qualidade, comparável aos melhores cursos pagos disponíveis no mercado. Oferecida em dois momentos distintos, a capacitação inicia-se com o Módulo Essencial, direcionado à formação de Agentes Multiplicadores do Conhecimento. Este módulo tem duração de aproximadamente três meses e oferece 98 horas de instrução em áreas essenciais, incluindo Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem.

Para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos, os Módulos Complementares oferecem uma oportunidade de aprendizado avançado. Focados em temas de Educação 4.0 ou Indústria 4.0, estes módulos têm como objetivo enriquecer as competências dos participantes, preparando-os para se destacarem em suas áreas de atuação no mercado de trabalho. Eles incluem tópicos avançados como Competências Profissionais 4.0, Resolução de Problemas, Linguagem de Programação (JavaScript e Python), Educação 4.0, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe, Noções de Projeto e Algoritmos e Estrutura de Dados. A incorporação desses módulos pode elevar a carga horária total da capacitação para até 240 horas.

O Projeto Letramento Digital integra as iniciativas promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no âmbito do Programa MCTI Futuro. É executado pela Facti, uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) especializada em soluções tecnológicas e capacitação em TICs, conta com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, além da parceria da Softex, entidade que está gerenciando dezenas de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Capacitação com recursos do PPI da Lei de Informática.

Fonte: https://softex.br/projeto-letramento-digital-