TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

0
21

O Colégio Estadual Dom Carlos recebe com muita alegria os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima – 5º anos

A transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental é marcada por significativas mudanças que envolvem diferenças na organização escolar e nos encaminhamentos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Essas mudanças podem influenciar diretamente na aprendizagem dos estudantes e a equipe gestora da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e Colégio Estadual Dom Carlos comungam do mesmo pensamento: a transição de um ano para outro deve ser positiva para os alunos. Embora o nível de ensino seja o mesmo: Ensino Fundamental, a ruptura acontece no que se refere a mantenedora, ou seja, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) é de responsabilidade do município, Anos Finais (6º ao 9º ano) é da rede estadual.
Para melhor acolher os alunos que estarão efetivando matrículas no Colégio Estadual Dom Carlos e nesse caso, pelo georreferenciamento, os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima são encaminhados para o Dom Carlos. Isso não quer dizer que alunos de outras instituições que queiram estudar no Dom Carlos não possam, pode sim e com certeza serão bem-vindos.
Para esclarecimento vamos informar o que é o direcionamento por georreferenciamento. O geo é um sistema que auxilia no direcionamento dos alunos que se matricularão no 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio para a escola mais próxima de sua residência.
E sobre os alunos dos 5º anos que forem aprovados para o 6º ano, a direção informa que essa transição vem carregada de mudanças pedagógicas que afetam o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social do educando. O processo de ruptura entre os dois ciclos, muitas vezes causam isolamento em relação aos alunos que, por muitos anos mantém relacionamento com os mesmos colegas. Disse a diretora: “já constatamos que alunos que frequentaram a Educação Infantil tem uma relação de 7 ou 8 anos de convivência e essa ruptura pode entristecer os pequenos que, além de mudarem de escola, deixarão para trás laços de amizade”.
Por esse motivo, a equipe gestora do Dom Carlos organizou a recepção e esta foi calorosa, objetivando motivar os alunos a continuarem seus estudos no Ensino Fundamental e quiçá, na mesma turma do seu amigo.
Alunos dos 5º anos, vem para o Dom Carlos, estamos aguardando você com muito amor e carinho. Venha fazer parte da nossa história.